Bruno Mansini - The Golden Soul
 10 Faixas - Independente - 2016

    Logo aos quatro anos de idade, o paulistano Bruno Mansini - nascido no bairro da Mooca - teve seu primeiro contato com a música graças às bandas que seu pai ouvia e poucos anos depois começou a estudar percussão e outros instrumentos. Por dois anos participou da única banda cover do Yes no Brasil, a Yessongs como baterista, além de cursar bacharelado em Composição Musical e aprofundou seus conhecimentos em Música Clássica Indiana por dez anos sendo reconhecido como um dos 100 bateristas brasileiros ao obter um destaque.

    Desta maneira, o multiinstrumentista Bruno Mansini procurou resgatar a essência do Rock Progressivo dos anos 60 e 70 em seus álbuns solo, que hoje já somam três, sendo o último, o assunto desta resenha. O primeiro saiu em 2013 com o título de Dreams From The Earth, que foi definido por ele da seguinte forma: "um tributo a toda criação, a tudo que me influenciou e também, como todas essas coisas de alguma forma, mudaram a minha forma de perceber a vida".

    O segundo foi chamado de Secret Signs Of Green de 2015, que prosseguiu a trilogia iniciada anteriormente e que finalizou neste The Golden Soul, que foi lançado em 2016, cuja produção é do próprio artista e seus temas procuram, segundo o release, traçar uma jornada pela maior compreensão interior e as etapas para atingir a plena consciência, sempre trafegando pela esperança, otimismo e  as boas qualidades do ser humano.

    Com exceção feita para a participação do guitarrista Cauê Doktorczyk, The Golden Soul teve todos seus vocais e instrumentos ao comando de Bruno Mansini e nas suas dez músicas percebemos passagens pelo Hard Rock e Heavy Metal embalando alguns momentos de sua condução puramente Progressiva em sua totalidade com uma forte sonoridade oriental, graças ao uso de citara, tabla, derbak, riq e outros instrumentos tocados por ele.

    Escolhida para a abertura do cd, a faixa título The Golden Soul começa com uma bela melodia Progressiva, que nos mostra os vocais de Bruno Mansini criando um envolvente e suave ambiente positivo. Com dedilhados distantes e toques muito interessantes no baixo, que criam a atmosfera viajante e deliciosa para que possamos saborear em suas audições recebemos Glory Of The Heroes, que mostra um mergulho mais tranquilo e vocalizações com muito alto astral, onde recomendo você prestar atenção em sua letra. Em Higher Source Of Wisdom, Bruno Mansini nos expõe a uma composição Progressiva bastante animada, que é sustentada em pelo seu eficaz ritmo de muita percussão e pela suavidade de seus vocais, que são gostosos de se ouvir e contam com muitas influências da música brasileira.

    Para Earth Dance, a percussão - que em todas as músicas tem chamado consideravelmente a atenção - fica mais evidente nesta quarta faixa de The Golden Soul e Bruno Mansini conduz a canção sempre nos brindando com sua cativante harmonia de letra inspiradora, além de realizar solos marcantes nos teclados. Na seguinte, a Future Destination sentimos uma virada mais ao Rock sem esquecer das melodias calmas e viajantes que permeiam o disco em uma letra que pode servir de um mantra ao nosso dia-a-dia para nos revigorar imensamente e em seus vocais notamos muito 'feeling' do multiinstrumentista.

    Wonders Of The World entra com um andamento mais leve e destaca os ótimos vocais de Bruno Mansini em crescentes para se fechar os olhos e sentir as suas sensações, que serão produzidas em nossa mente a cada audição com linhas percussivas e toques nos teclados sedutores junto a versos sempre otimistas.

    Bastante Progressiva desde seu começo, Astonished Mind nos proporciona uma viagem profunda em suas linhas instrumentais feitas com uma riqueza de sabores, que são quebrados quando Bruno Mansini começa a cantar e aí, ele aumenta o nosso deleite em ao ouvir esta sétima canção de The Golden Soul, que está cheia de variações marcantes, que você sente aquele típico ambiente explorado pelo Dream Theater em seus discos.

     Os efeitos de teclados trazem o ambiente sereno de Enlightened Skies com Bruno Mansini cantando de forma emocionante seus versos, sempre com muita dedicação e produzindo assim, satisfatórias viagens em seu andamento instrumental. Com dedilhados, que lembram timbres orientais com uso de cítara e um ritmo que nos levam a imaginar um templo, pois, A Meeting Of Gods chega elevando sua energia musical e conquista facilmente por seu estilo Progressivo fascinante ao realizar a alquimia perfeita entre voz e instrumentos em uma sintonia única. No encerramento deste excelente The Golden Soul temos os lindos solos de guitarra mais longos, que trazem as harmoniosas e viajantes camadas presentes em The Joy Of Love, que fica mais acústica em alguns trechos e passa por uma imersão deliciosa nos solos de teclados e de guitarra, além de marcar vocalizações cheias de leveza em uma letra para te vitalizar.

    The Golden Soul é um impactante e tonificante obra de Rock Progressivo, que não só recomendo ouvir com atenção para sentir cada um de seus emblemáticos momentos, como também estar com o encarte nas mãos para acompanhar suas letras, pois, todas são constituídas de versos que nos fazem refletir sobre o mundo e no poder do amor, algo em falta em nossa sociedade atual. Bruno Mansini se juntou aos grandes lançamentos de 2016 com este formidável álbum, que é totalmente indicado aos fãs de Yes, Gentle Giant, Genesis e Transatlantic.
Nota: 10,0.

Sites: http://www.facebook.com/brunomansinicomposer.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2017

Voltar para Resenhas