Broken & Burnt - It Comes To Life
9 Faixas - Voadora Records - 2016

    O Broken & Burnt, ou simplesmente B & B teve sua origem em 2011 e no ano seguinte lançou o seu primeiro cd nomeado como Let The Burning Begin. Em 2013, eles participaram do EP/Split Stolen/Unsober ao lado da banda Blackslug e se apresentaram também com importantes nomes do Metal, tais como Krisiun, Confronto, Claustrofobia, Viper e Macaco Bong.

    O segundo álbum foi trabalhado por dois anos em seus processos de composição, gravação ( esta realizada por Igor Comercio, que também responde pela mixagem no Voadora Studios ) e produção. A masterização é de Ricardo Mendes e a capa abstrata - onde dependendo do jeito que se olha... repara em um tipo de desenho - é de Gustavo Rodrigues e está embalada em um caprichoso digipack. Para os temas de It Comes To Life, que foi lançado em julho de 2016, o quarteto ( formado por Hugo Ali na guitarra e vocais, Cesar Schroeder na guitarra, Denis Coelho no baixo e vocais e Apache Moon na bateria ) escolheu o famoso livro de horror Frankenstein, da escritora inglesa Mary Shelley e de lá extraíram as nove músicas que transitam pelo Grunge, Stoner e até Funeral Doom dividindo o cd em três volumes.

     A faixa título It Comes To Life pertencente ao Volume I contido aqui começa o cd de forma densa e arrastada, com riffs pesados e vocais como se estivessem lamentando em um estilo voltado ao Doom Metal, onde destaco os longos solos de guitarra da dupla Hugo Ali e Cesar Schroeder, além da bateria de Apache Moon. De linhas mais rápidas e com vocalizações agressivas, Bestowing Animation sofre várias modificações que a tornam mais cadenciada e um tanto urrada capturando desta maneira quem a ouve.

    Aos toques de sinos e ao cantar de pássaros, a lenta e sombria Unexpected Dirge exibe um andamento bem Doom, eleva-se através de riffs distorcidos e vocais coléricos, além de possuir notas altas e opacas feitas pelo baixista Denis Coelho, que propiciam os solos mais obtusos nos conduzindo para uma eletrificação consideravelmente forte. No chamado Volume II temos mais três músicas e a primeira é a Along The Way, que começa distante até que estoure um ritmo mais pesado e com alterações inesperadas, que são mais 'largadas', especialmente, nos vocais que servem para envolver quem a escuta em um claro flerte com o Grunge.

    Para Eve, a quinta de It Comes To Life, somos convidados a mergulhar em uma sombria viagem instrumental com apenas alguns toques mais obscuros do baixista Denis Coelho, toques dos sintetizadores da convidada Thaysa Bretz e alguns breves solos de guitarras, que aumentam o peso da canção. O estilo mais fortificado prossegue em Dead Womb, que novamente nos mostra Hugo Ali e Denis Coelho saindo da introspecção para os vocais mais raivosos ante à uma base instrumental que traça efeitos de Grunge em seus longos solos, que lembram do estilo praticado pelo Alice In Chains.

    Na última trinca, nomeada como Volume III, o Broken & Burnt começa lento e com a distorção em alta para que os versos de Deep Inside The Void tragam aquela sensação mais 'abandonada' para a canção, porém, sem esquecer de incluir um solo mais impactante de guitarra, que enriquece o andamento desta sétima faixa de It Comes To Life, que sempre está turvo.

     De aura mais triste, Cold Letters entra aos dedilhados e vocais quase murmurantes, que seguem calmamente e de forma mórbida, praticamente quase depressiva e diria que até viajante, sendo que os seus acordes se conectam na última do cd e chegam exibindo logo em suas primeiras notas, uma linhagem mais robusta, onde percebemos em Darkness & Distance todo o seu estilo Doom Metal nos toques do baixista Denis Coelho e nos solos distorcidos de Hugo Ali e Cesar Shroeder, que sempre estão amparados pelo baterista Apache Moon, que terminam o It Comes To Life em um tom de despedida da vida, cujo maior destaque reside na cativante sequencia instrumental realizada pelo quarteto.

    Não são tantos nomes no Brasil que investem e fazem um Doom Metal com a qualidade deste cd percorrendo o rastro deixado por nomes como Paradise Lost, My Dying Bride e até de Alice In Chains. Se você é um apreciador destes nomes recomendo ouvir com atenção este It Comes To Life do quarteto Broken & Burnt de Vitória no Espírito Santo.
Nota: 8,5.

Sites: www.facebook.com/BrokenandBurnt, www.youtube.com/BrokenandBurnt, www.brokenandburnt.bandcamp.com, www.soundcloud.com/brokenandburnt e www.brokenandburnt.minestore.com.br.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2016

Voltar para Resenhas