Bluyus - #Rock
12
Faixas - Independente - 2017

    O Bluyus é um projeto surgido na cidade de São José dos Campos/SP em abril de 2013, após Alex Bluyus sair da banda Gestalt, que havia lançado seu EP Pés na Areia, quando o vocalista e guitarrista começou a trabalhar com o baterista Ricardo Costa e encontrou posteriormente o baixista Euclides Bittencourt, depois de testar outros para o posto. Com o trio formado, eles foram se apresentando em bares locais que deram oportunidade para canções autorais e isso também ajudou para que conquistassem mais experiência de palco.

    Em agosto de 2014 gravaram em um estúdio ao vivo no Estúdio Costella do Chuck, ex-VJ da MTV, e que não tinham o direito de errar, pois, eram quatro músicas em cinco horas e além disso, também tinham de fazer a mixagem delas. Em 2015 retornaram ao Estúdio Costella com as músicas já ensaiadas e com a produção de Luciano Tucunduva, o trio registrou o primeiro single.

    Assim em dezembro de 2015 foram ao Estúdio Oversonic para gravar o cd #Rock com Fábio Alba e passaram o ano de 2016 inteiro nos processos de mixagem e masterização, sendo que seu lançamento oficial só aconteceu em novembro de 2017. Ainda neste ano, eles participaram do ShowLivre do Clemente, que abriu novas portas para o Bluyus como os convites para shows em unidades do Sesi e também no Sesc de São José dos Campos/SP, além de resultar no DVD Todo Amor.

    Este primeiro álbum do Bluyus intitulado como #Rock foi mixado por Fred Semensato e a masterização aconteceu no Estúdio PSP em Guarulhos/SP. Suas doze faixas contém letras inspiradas nas cicatrizes da alma e exibem um aprendizado graças a importantes valores como sinceridade, honestidade e verdade; são todas de autoria de Alex Bluyus, que denotam influências de grandes nomes do Rock Nacional como Rita Lee, Barão Vermelho, Raul Seixas, Titãs, Paralamas do Sucesso, Lobão, Ira!, entre outros.

    De forma tranquila Asas abre o cd #Rock com os bons vocais do líder do projeto através de uma melodia saborosa de se ouvir e que concede o espaço para os solos de guitarras simples, mas fundamentais para a música. Evidenciando sua linha Rock'n'Roll pura, Bússola é a vibrante segunda faixa do cd, que seja pela forma que é vocalizada ou pela base de baixo, bateria e guitarra... vai certamente agradar. Em seguida o cantor nos mostra a balada cheia de emoção intitulada De Pai para Filho em que canta calmamente e dedilha sua guitarra suavemente, entretanto, nos momentos dos solos, ele o faz  com a devida habilidade.

    A animada Jardim é a quarta do cd e sua letra é romântica e gostosa de se ouvir, pois, sente-se a dedicação de Alex Bluyus ao cantar seus versos. Com uma atmosfera serena e introspectiva, Luz traz aromas viajantes nos convidando a ouvi-la de olhos fechados. Insistindo com canções tranquilas, bem construídas e que são possuidoras de agradáveis melodias, Alex Bluyus agora exibe Nada Mais, que tem seu direcionamento intimista graças os toques de piano e que é cantada com muito feeling por ele, sendo que mais próximo de seu final culmina em um longo e elétrico solo de guitarra com influências dos Beatles.

    A intimista Porto é a sétima do cd e sua harmonia também mantém a tranquilidade vista em outras composições e até um estilo nonsense com destaque aos solos de guitarra, quando aparecem entre as vocalizações. Em Promessas, o Bluyus continua com o seu estilo e novamente nos coloca diante de outra ótima criação de andamento mais lento, além de bons vocais e solos no momento certo. Aos dedilhados, que recebem também a presença da guitarra de Alex Bluyus chegamos a Razões do Coração, canção que se encorpa um pouco em alguns pontos de acordo como vocalista canta seus versos.

    Com uma linhagem instrumental cativante, Vento marca a décima do cd e esta é mais Rock'n'Roll mesmo sendo neste jeito sempre calmo das canções deste #Rock, que obviamente destacam o seu cantor. Os versos distantes de Todo Amor em seu início ganham mais energia ao seu decorrer, mas não o suficiente para dar aquela vontade de agitar, mas valem sua audição com atenção. E o melhor deste #Rock ficou justamente para o final com a Bons e Velhos Tempos, que é efetivamente a mais Rock'n'Roll das canções do cd e a que Alex Bluyus se soltou de forma considerável, tanto que os solos de guitarras estão vivos e envolventes, assim como os toques realizados no baixo e na bateria por Euclides Bittencourt e Ricardo Costa, respectivamente.

    Poderia ser melhor, pois a julgar pela última canção, que é notadamente a mais Rock dentre todas, como enfatizei nas linhas anteriores, #Rock é um álbum gostoso de se ouvir, que é demasiado calmo, bem gravado, exibe um bom vocalista, mas faltou aquela pegada incendiária que desde a década de 50 fez e faz o Rock'n'Roll ser o estilo único que é. Ainda assim, vale mesmo a audição, pois são relaxantes as canções deste trabalho.
Nota: 7,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2019

Site: www.bluyus.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/alexbluyus/    
Instagram: www.instagram.com/bluyus
Youtube: www.youtube.com/bandabluyus
Twitter:
www.twitter.com/bluyusband

 

Voltar para Resenhas