Bioface
10 Faixas - Independente - 2012

    Agora em 2013, o Bioface - que teve sua origem em São Bernardo do Campo/SP - está completando 10 anos de atividades e como a vida no underground não é uma tarefa fácil, neste tempo todo eles lançaram apenas as demos Bioface ( de 2004 ) e Será Real Até o Último Momento ( de 2006 ) e desde então o quarteto atualmente formado por Régis Carbex nos vocais, Marcelo Antônio na guitarra, Marco Aurélio no baixo e Leandro Cavalheri na bateria trabalharam firme para que pudessem gravar seu primeiro debut.

    E isso só foi acontecer em 2012, com o álbum autointitulado que foi produzido por Yuri Strinhoff, gravado por Rodrigo Andrighetti e Cauan Medeiros no Tema Produções em São Bernardo do Campo/SP e mixado pela dupla Heros Trench e Marcelo Pompeu no Mr. Som Studio em São Paulo. E é muito interessante ressaltar neste começo de resenha que o Bioface junta-se a boa leva de bandas brasileiras que estão cantando em português e caindo mais para a linha Metalcore com Thrash Metal.

    Mente Alterada foi a escolhida para abrir o cd com muito peso, que é tocado de forma bem rápida em vocalizações extremas e cheias de fúria, com influências de Thrash e Death dos anos 80 e 90 na linha do Torture Squad. E nesta primeira música do cd, também destaco a letra bastante crítica e o baterista Leandro Cavalheri, que crava excelentes evoluções em seu decorrer. Aumentando tanto a fúria quanto a velocidade recebemos Corrosão, que é para arrebentar com tudo mesmo em ácidos versos e ambientados um instrumental matador.

    Ninho de Cobra traz Gepeto do Ação Direta dividindo os vocais com Régis Carbex após uma entrada bem forte da guitarra de Marcelo Antônio, além de ótimas evoluções de baixo e bateria, que garantem as violentas notas desta canção que é corretamente contra os corruptos que temos em nosso país. O ritmo frenético de Hierarquia dá continuidade ao cd com as boas variações feitas no baixo, bateria e guitarra, que ajudam Régis Carbex a cantar de forma mais irada ainda. A quinta é Invasão e nesta o Bioface realiza um Hardcore mais cadenciado levantando o tema sempre com muita cólera para a questão dos sem-terra destacando-se os toques do baixista Marco Aurélio.

 Depois, com uma competente atuação do baterista Leandro Cavalheri, que fornece uma ótima introdução, o Bioface quebra tudo com agressividade em Animismo. que conta com a participação de Ronaldo D Castro nos vocais junto a Régis Carbex em um Hardcore nervoso.

    Depois com Reagir, Marcelo Castro do Necromancia aplica riffs de guitarra com muita distorção em mais uma bordoada do quarteto que é tão agressiva quanto o Sepultura nos tempos do Max Cavalera nos vocais. Sem diminuir a intensidade em nada, Atos Impunes conta com Sammluz Samm do Madame Saatan dividindo os vocais com Régis Carbex em outra letra lotada de condenação ao sistema em um andamento muito cru e violento. Outro que enriquece o álbum com sua participação é André Alves do Nitrominds e ele ajuda a eletrizar ainda mais a nona canção do cd intitulada Favela, que como as anteriores, mete o dedo na ferida dos problemas sociais que temos em nosso país de uma forma muito agressiva.

    Em Negligência, a parte instrumental do Bioface entra com um peso fortíssimo jorrando pancadas para todos os lados em um andamento mais candenciado, que deixa Régis Carbex proferir sua raivosa letra. Face Negativa é a seguinte deste primeiro cd do Bioface e a evolução inicial feita nos instrumentos te convidam a acompanhar sua letra, que para variar é cantada furiosamente por Régis Carbex em mais outra ácida alfinetada social. A faixa Bioface é praticamente uma síntese e um agradecimento da banda para os fãs, só que executado com vocais raivosos e um ritmo destruidor, porém muito bom.

    Em Destruir a banda nos mostra sua guitarra com muita distorção e o baixo junto a bateria trazendo aquela linha cadenciada que possui muita energia na mais animada letra do disco, por assim dizer. Fechando esta verdadeira pedrada na cabeça do Biofade, temos em espanhol, a versão de Reagir, com o título de Reaccionar. Muito bom o disco que não diminui sua fúria por nenhum de seus 45 minutos e que é indicado para os fãs de Torture Squad, Sepultura e aos apreciadores de bandas de Hardcore e Thrash Metal que fazem um som direto, sem frescuras, crítico e em ritmo cruel.
Nota: 8,5.

Site: www.biofacemusic.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2013

Voltar para Resenhas