Bellini - Bellini Rock
10 Faixas - Independente - 2017

    O cantor e compositor de Rock de São Carlos/SP Belini foi convidado em 1995 por três colegas para fazer um teste como vocalista em que acabou sendo aprovado. Desde então, ele sempre esteve ligado ao Rock e em 1999 gravou seu primeiro disco ocupando o posto de vocalista e baterista, além de gravar com várias bandas de diversas localidades do estado de São Paulo.

    Em julho de 2017 foi lançado o primeiro disco solo do vocalista intitulado como Bellini Rock com letras em português e que é o assunto desta resenha. Suas gravações, produção, arranjos, mixagem e masterização aconteceram no estúdio Urca Music no Rio de Janeiro/RJ aos cuidados de Eduardo Damm da Dammtunes, sendo que especificamente a voz, guitarra solo e violão registrados por Eduardo Chermont e a bateria por Glauber Ribat.

    A capa tem o rosto do líder do projeto em um close, que é de certa forma até simples, porém, o destaque está no cd propriamente dito, pois, sua parte de cima lembra dos discos de vinil com seus sulcos pretos tradicionais.

    O álbum se inicia com O que Aconteceu Aqui, que traz um Pop/Rock simples e direto com solos de guitarra mais robustos feitos pelo convidado Eduardo Chermont, que direcionam por onde a música vai seguir em uma letra questionando o fim de uma paixão. Prosseguindo nesta base Pop/Rock, que convenhamos é bem gostosa de se ouvir, a segunda segue com Eduardo Chermont na guitarra, chega de uma forma descompromissada e seu título é A Rua e a Lua, que caminha por um ritmo animado dotado de ótimos timbres sejam nos vocais ou na guitarra e nos repiques na bateria de Glauber Ribat. A acelerada e bastante alto astral Não é a próxima do cd e nesta Bellini colocou até um pouco de peso em sua execução, porém, sempre mantendo seu formato Rock'n'Roll e conseguiu criar uma canção boa de se ouvir em uma atmosfera do Rock Brasil da década de oitenta.

    Para Quase Sempre Disfarço pode-se reparar em vocais distantes para depois seu andamento Pop/Rock evidenciar e capturar o ambiente descontraído da música para cair nas graças do ouvinte. Meu Bem prova com seu estilo carregado que é a melhor do álbum até aqui, pois, foi envolta em um Blues Rock com a guitarra tocada por Eduardo Damm comandando seus atos e enviando muito peso junto aos teclados e aos vocais de Bellini, que agora estão mais robustos. Depois é a vez de Seguir, que destaca a boa voz de Bellini e também a sua ótima parte instrumental, que alicerça a música que é dotada de discretos solos de guitarra. Aos dedilhados no violão, Bellini expõe a Como Ser Sincero, uma suave composição onde é depositado muito feeling em seus vocais, que trazem uma letra bastante positiva.

    Com o curioso título de Música!, a oitava do cd é para mim uma das melhores, pois, trata-se de um Rock envolvente, que de certa forma Bellini canta contando aquilo que faço aqui nestes 15 anos de Rock On Stage: traduzir em palavras as emoções que uma canção propicia ao ouvinte. Os solos de gaita tocados pelo convidado Fred Nascimento presentes em Sonho convocam a atenção para a sua letra, que é ornamentada em um Pop/Rock sereno e que possui seu poder de fixar em nossa memória graças ao seu divertido andamento que é cantado de forma saborosa por Bellini e passa um ar de Engenheiros do Hawaii.

    Encerrando o álbum temos a Queria Bem Mais, que começa com ótimos solos de guitarra, é vocalizada de forma interessante por Bellini e segue em uma linhagem Rock'n'Roll com dosagens de Pop que não a deixam se elevar como poderia, entretanto, ainda assim é muito boa para se ouvir em um final de tarde cansado.

    Bellini Rock, marca a estreia solo de Bellini e é indicado para quem não se importa em ouvir um Pop/Rock em nossa língua pátria, onde a potência da guitarra não está em evidência e para quem aprecia canções mais tranquilas, onde posso afirmar que em um apanhado geral passamos 30 agradáveis minutos expostos a uma boa diversão e que acaba despertando a vontade de ouvir tudo novamente.
Nota: 7,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2018

Site: www.bellinirock.com 
Facebook: https://www.facebook.com/bellinirock/  
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCh_8biUdPzrmkzcWUJVPyoA  

 

Voltar para Resenhas