Barok Projekto - Sovaĝa Animo
11 Faixas - Independente - 2016

    Os goianos de Catalão deram vida ao Barok Projekto em 2007, quando começaram a misturar música erudita com Heavy Metal, o que já era realizado por muitas bandas, porém, eles adicionaram um novo elemento: todas as músicas são com letras em Esperanto e são a primeira banda a gravar nesta língua, o que garantiu uma curiosidade maior aos seus lançamentos, que são: o EP Bataltemp de 2007, o single La Plej Bona Ĉasisto ( com a participação de Leo Yanes nos vocais e Murilo Ramos - baixista da banda Heaven´s Guardian ), o EP Jen Nia Viv-River' em 2015 e óbvio, o primeiro álbum, o Sovaĝa Animo ( ou Alma Selvagem ), que foi lançado em 2016 de forma independente e será o assunto deste texto. Vale ressaltar a nível de curiosidade que o Esperanto é uma língua criada pelo médico judeu Ludwik Lejzer Zamenhof com o objetivo de criar uma linguagem universal por ser fácil de aprender.

    Os responsáveis por este trabalho são Rafael Milhomem ( El Lingno Trio e ex-Sunroad ) na guitarra e flauta, Rafael Muniz ( Klasiv ) na guitarra e violão, Karliene Araújo nos vocais, Júnior Nieri na bateria e percussão, Thiago Alberto no baixo e Miguel Brasil nos teclados. Nas letras temos inspirações sobre o regionalismo e as raízes culturais da humanidade, entre elas os deuses Tupi brasileiros, que ajudaram a tornar este álbum conceitual.

    Sovaĝa Animo foi gravado e mixado no M Stúdio de Marco Aquilino, enquanto que a masterização foi realizada no Triboulet Studio de la Trappe na França por Triboulet. Já a capa em que vemos uma bela paisagem de um lugar tranquilo foi desenhada por Carlos Fides da Artside ( Edu Falaschi, Evergrey, Narnia, Oficina G3 e outros ).

    Ao som de tambores no meio da selva, as primeiras palavras são ditas como se fosse um ritual durante a faixa de abertura Antaŭparolo de Prapatra Kaciko, para que depois os dedilhados do violão passem uma aura mais dramática e nos levem de forma bastante emocionante em que o Metal Sinfônico do Barok Projekto mostra sua cara na voz de Karliene Araujo em Tauba Kaj Kerana ( Malbeno - 1ª Parto ) em uma linha mais cadenciada e com uma musicalidade enorme em suas variações, sendo que a vocalista mostra um grande potencial durante os solos de guitarras, que seguem em ótimas evoluções. Com uma pegada Power Metal nos riffs de guitarras Ĉe Ni Estas Abasai' marca a terceira do cd em vocalizações interessantes e caprichosos solos de guitarras mais rápidos, que trazem um ar mais animado à canção e por conta disso mais envolvente.

    Ao som de um riacho, a melodia emocionante contida em Droniga Pasio exalta os vocais líricos de Karliene Araujo onde são destacados os toques do tecladista Miguel Brasil com uma sonoridade mais Progressiva. De solos mais encorpados em seu início, Reĝino de La Nokto chega com uma certa agressividade evidenciando a divisão dos vocais entre os mais suaves de Karliene Araujo com os graves e praticamente guturais de Marlom Baco, que no decorrer da canção exibe sua linhagem mais voltada para o Metal Sinfônico com longos solos de guitarra. A flauta presente na faixa título Sovaĝa Animo, que é tocada por Rafael Milhomem lhe confere ares mais Folk, que ao serem somados ao seu ritmo tranquilo e com a forma que seus versos são cantados a tornam um reluzente destaque do cd, pois, nos convidam para uma imersão em seu belo ambiente harmônico para ouvir sentado e de olhos fechados.

   Depois da beleza presente na anterior, os toques mais graves feitos pelo baixista Thiago Alberto e também pelo baterista Júnior Nieri, o Barok Projekto nos coloca diante da pesada e de vocais robustos La Sep Filoj ( Malbeno - 2ª Parto ), que alterna trechos mais Power Metal com outros sinfônicos de riffs galopantes nas guitarras e até alguns guturais, porém, mais discretos. Mergulhando em um clima mais suave no começo La Sagoj de Ruda' recebe mais peso ao passar de seus minutos junto a muita técnica, que servem para apresentar um interessante crescimento, que segue até a eclosão de sua aura calcada no Symphonic Metal.

    Para Melodio de Akŭanduba, o Barok Projekto mostra uma faixa voltada ao estilo medieval, graças a atuação de Rafael Milhomem ao tocar sua flauta, que se modifica para um Heavy Metal consistente e exalta também os encantadores vocais  de Karliene Araujo, que tece variações em sua voz de acordo com o andamento feito pelos demais membros da banda, que garantem momentos mais Power Metal  e outros mais sinfônicos

    Com Miguel Brasil nos teclados Kaapora, a primeira das duas faixas bônus, até parecia que seria tranquila, ledo engano caro leitor(a), pois, aqui o Barok Projekto aplicou um andamento encorpado, que foi guiado pela potência das guitarras e da bateria, entretanto, sempre com as vocalizações fascinantes de Karliene Araujo fazendo o balanço. A última de Sovâga Animo é a La Plej Bona Ĉasisto, que é consideravelmente pesada, possuidora de um clima tenso - típico das bandas de Symphonic Metal - que sempre conquista nossa atenção e aqui o Barok Projekto executou a tarefa corretamente em mais outra ótima canção.

    Além dos ótimos vocais, da consistência na parte instrumental, dos momentos Folk, o grande destaque deste Sovâga Animo é a escolha do idioma Esperanto para suas letras, que lhe asseguram um estilo todo único ao seu Symphonic Metal, pois, seria algo como se o Epica tivesse todas as suas letras em holandês, ou o Nighwish somente em finlandês e o Edenbridge em austríaco ou mesmo, alguns destes nomes escolhessem o idioma élfico para suas letras, já que a língua inglesa é normalmente o padrão aceito por todos. Parabéns pela ousadia e o ineditismo.
Nota: 8,0.

Site: http://www.barokprojekto.net/
Facebook: https://www.facebook.com/barokprojektooficiala/.
Instagram: http://www.instagram.com/mickeyjunkies.
Youtube: https://www.youtube.com/user/barokprojekto

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2018

Voltar para Resenhas