Baranga - O 5º dos Infernos
11 faixas - Voice Music - 2013

    Assim como o Rock On Stage que completou 10 anos no ar, a banda paulistana Baranga também está com o mesmo tempo na ativa se levarmos em consideração o ano de lançamento do seu primeiro cd ( confira resenha ), que mostrou ao Brasil o jeito irreverente, técnico, competente de fazer Rock Pesado cantado em português ( em tempo, a origem da banda é um pouco antes, em 2000 ).

    Nestes anos todos que se passaram, o quarteto formado por Xande nos vocais e guitarra, Deca na guitarra, Soneca no baixo e Paulão na bateria, realizaram shows com sua pegada característica e única por vários pontos do país e tiveram a honra de abrir para o Motörhead em 2009 em São Paulo/SP ( confira detalhes de como foi ).

     Agora em 2013, eles estão disponibilizando o seu quinto trabalho, com o título muito apropriado de O 5º dos Infernos, que assim como os quatro anteriores foi gravado, mixado e masterizado no Mr. Som Studio em São Paulo/SP entre novembro de 2012 e março de 2013 pela dupla do Korzus, Heros Trench e Marcelo Pompeu, caras que desde o primeiro cd conferem uma produção excelente nas criações do Baranga.

   E nada melhor que a primeira música do cd tivesse um nome que explica o que você irá ouvir ao colocar o cd para rolar: Chute Na Cara... explicando o porque: o rufar dos tambores do baterista Paulão trazem o ritmo "rapidão" das guitarras de Xande e Deca juntos ao baixo nervoso de Soneca, além da voz rasgada de seu vocalista. Quando eles partem para os solos de guitarras, a fórmula simples, pesada e cativante do Rock da banda nos é passada e queremos sair cantando seu refrão logo em sua primeira audição.

    Depois temos a vibrante Até A Cidade Acordar com um andamento "ac/dcdiano" e significativamente pesado destacando a atuação de Soneca em seu Rickenbaker e também dos solos matadores dos guitarristas Deca e Xande. Passando a ideia de tocar sem parar, Três-Oitão continua O 5º dos Infernos com evoluções instrumentais do melhor do Heavy Rock que esta banda paulistana realiza, ou em palavras diretas: outra sonzeiraça.

    Depois o quarteto acelera demonstrando muita habilidade para Cachaça Em Ação, que narra em sua letra como se fazer uma tatuagem ( mas, lógico que na visão "baranguiana" de se fazer as coisas ). Te conclamo a perceber a beleza dos riffs feitos por Deca em sua guitarra.

    Curiosamente ou propositalmente, a quinta do cd é justamente a faixa título O 5º dos Infernos, que possui um estilo de um Rockão daqueles "danado de bão", que fica melhor ainda pelo jeito irônico de Xande cantar, com um detalhe que me chamou bastante a atenção: repare no solo a la Angus Young que Deca realiza tanto que já fico imaginando aqui suas versões ao vivo, pois se ele prolongá-los causará uma baita chama nos fãs. Limpa-Trilho segue com o cd mantendo o mesmo nível elevado que o Baranga possui em suas composições, pois nesta, o baixo, as guitarras e a bateria são exibidos em forma de gala deixando Xande vocalizar livremente para nos fazer querer acompanhá-lo.

       E quando a banda está há muito tempo junta e sabe muito bem o que faz... não tem jeito: eles inteligentemente ligam a última nota de Limpa-Trilho com a primeira da seguinte, cujo título é Menina de 16 e aí o quarteto a dispara com Soneca literalmente "metendo a mão" no baixo uma letra muito interessante, que junto as linhas de guitarras e de bateria te fazem agitar instantaneamente enquanto a ouve. Com México É Demais somos conduzidos para uma homenagem bastante Rockeira e com a cara impagável do Baranga para as mulheres mexicanas. Destaque para os solos com uso do slide de Deca em sua guitarra, que juntos aos vocais e o ritmo proposto te agradará na hora.

 

    Com a tradicional vinheta do "toque de cinco segundos", o Baranga nos envia um Rockão rápido, que critica com muita habilidade a nossa gloriosa e tão ( atualmente ) enfadonha TV Aberta ( e em especial a tendenciosa TV Globo, e saibam caros leitores(as) a nossa TV já foi melhor ). Mas, esta nona composição intitulada providencialmente de TV Assassina é dotada de muitos solos categóricos de Deca e Xande.

    Em Diabo, Teu Nome É Mulher temos uma música rápida, que conta com as ótimas linhas de Blues, que proporcionam uma nova aparição do slide que Deca faz em sua guitarra. Esta música aliás, recebe a participação de Heros Trench na guitarra ( algo comum aos discos gravados no Mr. Som Studio ) e mais uma vez, ele enriquece o som com seus solos certeiros.

    Fechando este discão do Baranga temos Até Morrer com uma letra das boas mesmo, que é daquelas que para se ouvir e falar para os amigos que ficam tristes por qualquer coisa, pois esta música é direta, é um soco na cara mesmo, é sonzeira... Além disso, ganhamos uma linhagem instrumental do que temos de melhor do nosso idolatrado Rock´n´Roll, pois recebemos um ritmo 'pesadão' de baixo, bateria e guitarras, que estão muito bem tocados e são sensacionais.

    Quem aprecia um Heavy Rock de qualidade, com letras em nossa língua, que em todas as músicas não diminui sua potência e é um dos melhores lançamentos do ano, não deve apenas ter apenas o 5º dos Infernos na coleção, e sim todos os demais discos desta grande banda de Rock Brazuka que é o Baranga. Que venham mais 10 anos de puro Rock´n´Roll Deca, Paulão, Xande e Soneca, longa vida rapazes.  
Nota: 10,0.

Site: www.barangarock.com.br.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2013

Voltar para Resenhas