Azul Limão - En Acción
9 Faixas - Dies Irae - 2020

    No sábado 7 de dezembro de 2019, a clássica banda de Heavy Metal Brasileira conhecida como Azul Limão foi a headliner do Metal Feria Fest V em Assunção no Paraguai e esta apresentação se tornou o álbum nomeado como En Acción, que foi lançado pela Dies Irae no Brasil tornando este show um registro histórico tanto para a banda quanto para os seus fãs, que desde 1981 já acompanham os cariocas da capital do estado do Rio de Janeiro/RJ.

    A gravação do show foi realizada por Cesar Maizal Godoy enquanto que os processos de mixagem e masterização são de Marcelo Arriola e ambos feitos no Estúdio Covenant Production. A capa é toda em tonalidades vermelhas e mostra o público paraguaio vibrando com o Azul Limão no palco foi devidamente clicada por Pablo Venezuela e transformada na capa do cd por Camilo Ramirez.

    Antes de comentar mais sobre este novo álbum e o primeiro ao vivo do Azul Limão, vale dizer que a banda fundada por Marcos Dantas na guitarra e Vinicius Mathias no baixo no início dos anos 80 só estabilizou seu line up um tempo depois com Rodrigo Esteves no vocal e Ricardo Martins na bateria, época que lançaram as demo tapes Pegasus e Não Vou Mais Falar, ambas de 1983. O primeiro álbum Vingança, que é um clássico do Heavy Metal Brasileiro saiu em 1986  e o segundo trabalho Ordem & Progresso chegou para os fãs em 1987. Em 2013, ainda com a formação original, eles disponibilizaram o álbum Regras do Jogo e depois de alguns anos parados, o Azul Limão retomou suas atividades em 2018 com Renato Trevas ( vocais e ex-Metalmorphose ), Marcos Dantas ( guitarra ), Vinicius Mathias ( baixo ) e Andre DeLacroix ( bateria e vocais e ex-Metalmorphose ) com o álbum Imortal que motivou a turnê que resultou neste En Acción, que detalharei nas linhas abaixo.

    E o show é começa com a faixa Abertura com as sirenes de ataque aéreo anunciando a entrada do Azul Limão no palco, que já dispara seu eficaz Heavy Metal tradicional em português com a rápida Portas da Imaginação, canção pertencente ao disco Vingança de 1986, que empolga tanto nos vocais de Renato Trevas como também na evolução dos solos de guitarra feitos por Marcelo Dantas, que certamente fez os headbangers de Assunção sacudirem seus pescoços. Após a saudação do vocalista Renato Trevas para os fãs e também a apresentação da banda embalada no ritmo produzido pelo baixista Vinicius Mathias chega a cadenciada e envolvente Sangue Frio, também do Vingança, que é para cantar e pular no andamento exibido pelo Azul Limão, que além de sentir a beleza de seu solo de guitarra percebemos que a banda conquistou a plateia presente na Plaza Uruguaia, que correspondeu plenamente a energia enviada do palco.

    Isso fica evidente com a resposta dos fãs aos gritos de "Olê... Olê... Olê... Azuuull Limaaooo", que trazem o Heavy Metal vibrante de Paranormal, onde as linhas de baixo e guitarra são puramente oitentistas, e por isso mesmo, altamente cativantes, assim como os vocais de Renato Trevas e como ele usa nesta canção do disco Imortal ( de 2018 ) incendiando de vez o show, que tem direito a solos fulgurosos de guitarra. Informados em espanhol pelo vocalista Renato Trevas que a música seguinte é do primeiro disco Vingança, o Azul Limão envia o Heavy cheio de voltagem presente em Não Vou Mais Falar, cujos solos de guitarra orientam os caminhos da música, assim como os seus vocais devidamente fortificados.

    Para a veloz Guerreiros do Metal, que abre o Imortal o quarteto mostrou um verdadeiro hino e um Heavy deveras contagiante com uma pegada Motörhead em que devemos ouvir e agitar mesmo em casa enaltecendo o potencial do Metal Brazuka. Em Satã Clama Metal, os fãs provaram que sabiam e esperavam por esta composição, que também pertence ao Vingança, que foi tocada com um andamento acelerado e solos ferventes de guitarra capturando cada um dos presentes lá e quem ouve o disco aqui. Totalmente inflamado, o vocalista fala novamente os nomes dos seus colegas de banda e diz que tocarão o Heavy Vingança, faixa título do clássico álbum dos anos 80, onde não economizaram na sua intensidade, que certamente foi responsável por muitas rodas entre os paraguaios.

    A última de En Acción e do show do Azul Limão foi a adrenalina contida em Coração de Metal, cover do Strees, que foi o seu bis no festival e se trata de um Heavy Metal flamejante que foi gravado no disco Regras do Jogo de 2013 e tem em sua letra uma ode aos headbangers, além de solos galopantes e melodiosos como adoramos, onde rendo meus parabéns ao guitarrista Marcelo Dantas, sendo que o quarteto fez questão de imortalizar a versão exibida neste Metal Feria Fest V como uma das melhores de todas da noite.

    Óbvio que em um festival com outras seis bandas o tempo total do show é menor se comparado com uma apresentação somente sua, mas, saiba caro leitor(a) do Rock On Stage que este En Acción captou muito bem toda a eletricidade do Azul Limão no palco realizando um memorável show de Metal, que agora está embalado neste lançamento da Dies Irae em 'slipcase' se tornando um item de colecionador mesmo.
Nota: 9,5.
 

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2020

Site: https://www.azul-limao.com/.  
Facebook: https://www.facebook.com/azulimaobandaoficial/.   
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCIDvCYZzh_URwdGP_Pdc8-w
Instagram: https://www.instagram.com/banda.azul.limao/

 

Voltar para Resenhas