Axes Connection - A Glimpse Of Illumination
10
Faixas - Independente - 2017

    A banda de Porto Alegre/RS Axes Connection teve seu princípio na década de 90 com os irmãos Victor e Marcos Machado compondo algumas músicas para um projeto, que acabou sendo engavetado quando em 1998, Marcos Machado foi convidado para ser o guitarrista do Distraught, onde tocou por 15 anos e gravou  quatro álbuns, além de participar por várias turnês pelo Brasil, Argentina e Uruguai, sendo que neste período realizaram abertura para o Megadeth e o Destruction ( entre outras ). O que hoje é o Axes Connection foi mantido pelos irmãos nas poucas horas vagas de Marcos Machado.

    Em 2013 e já fora do Distraught, o Axes Connection seria o principal projeto de Marcos Machado e infelizmente, seu irmão Victor Machado faleceu e desta forma, para honrar a memória do irmão, o guitarrista chamou o amigo e baixista Magoo Wise ( Apocalypse ) e Lourenço Gil para a bateria ( substituído pós-gravações do disco por Cristiano Hulk ), sendo os vocais estão ao comando do outro irmão dele, Márcio Machado.

    As letras abordam a dor da perda, além de conflitos internos, a imensidão do universo e outros temas como o ser humano é tolo ao pensar que viverá para sempre. Gravado e mixado no Felipe Live Studio em Porto Alegre/RS por Felipe Haider, A Glimpse Of Illumination, o disco de estreia dos gaúchos foi masterizado por Benhur Lima ( ex-baixista do Hibria ) e a sua capa mostra duas pessoas caminhando na estrada direto para uma luz intensa, que nos leva a ter reflexões que se trata dos dois irmãos indo ao encontro do outro irmão... é do desenhista Aldo Marcondes e ele ilustrou muito bem o sentimento que foi desejado passar pela banda neste álbum. Aliás, o nome da banda reflete essa conexão entre os irmãos Machado, ou Axes Connection.

    Na abertura temos as guitarras se evidenciando e trazendo o ambiente Heavy Metal de The Meaning Of Evil com os vocais roucos de Márcio Machado para a canção, que alterna momentos velozes com introspecções mais viajantes e até um pouco sentimentais de acordo com a sua letra, que é sobre os citados conflitos internos do ser humano. Destaque também nesta primeira faixa para o suporte feito pelo baixista Magoo Wise e para o baterista Lourenço Gil. Mais rápida, agressiva e pesada, a segunda é Rearrange Yourself e aqui, o Axes Connection surpreende com as mudanças de ritmo que incrustou na música, pois, se mostram totalmente inesperadas elevando-a para uma outra dimensão, porém, sem nunca perder sua base Heavy Metal. Na seguinte, o quarteto volta a acelerar, mas com uma base Rock'n'Roll um tanto que 'suja' fazendo de Wisdom Is The Key uma interessante e moderna canção em que seus ouvidos merecem estarem bastante atentos em sua diversidade de solos de guitarra executados com primor por Marcos Machado e também ao jeito que Márcio Machado canta seus versos.

    Depois temos de forma mais cadenciada e altamente crua, a esmagadora Use The Reason, que até recebe trechos mais acelerados, mas é vocaliza com raiva por Márcio Machado em um ambiente denso, cativante e atual. Os solos encorpados de Prepare Your Soul te conquistam logo nas suas primeiras notas e produzem o estilo pesado e moderno para que sua letra nos questione sobre a tolice que temos em pensar que viveremos para sempre - alias, um tema polêmico - através de suas vocalizações.

    De toques distantes que chamam riffs marcantes feitos pelo guitarrista Marcos Machado, The Gates entra poderosa com seus vocais urrados duelando com os enfurecidos de Márcio Machado, ante a um ritmo fortificado e dotado de ares do chamado Heavy Metal Moderno em ótimas evoluções de baixo e de bateria. Para a faixa título, Magoo Wise e Lourenço Gil fazem juntos uma vibrante base em seu baixo e bateria - respectivamente - para que os solos poderosos de Marcos Machado na guitarra garantam a linhagem cadenciada durante cada momento de A Glimpse Of Illumination, que é vocalizada com potência por Márcio Machado, que junto ao ritmo proposto a aproxima mais de um Heavy Rock e que ficará devidamente gravado na memória.

    Após sua entrada discreta nos toques de piano, Journey To Forever  segue para um andamento largado, que se transforma para um estilo pesado e cadenciado com sonoridades viajantes, que tecem um desafio ao ouvinte, pois, tornam a música algo inclassificável e interessante de se ouvir com direito a vários solos experimentais. Em Skyline, o Axes Connection nos coloca diante de uma faixa instrumental que caminha muito bem por suas camadas começando mais viajante para depois exalar um pouco de peso, além de linhas dramáticas e emocionantes, especialmente, nos teclados comandados por Marcos Machado. Encerrando A Glimpse Of Illumination, o Axes Connection dispara a The True Connection, onde o vocalista Márcio Machado solta a voz em um andamento Heavy Metal deveras empolgante por conta do crescimento instrumental aplicado pelos demais. A modificação encontrada na parte final de The True Connection, que traz ares Progressivos e mais calmos a fizeram alcançar o posto de minha favorita no cd. Existe após o final uma versão escondida dos gaúchos para She Sells Sanctuary do The Cult, que ficou tão envolvente e Rock'n'Roll quanto a original criada pelos ingleses.

    A Glimpse Of Illumination é um bom álbum do chamado Heavy Metal Moderno de uma galera sincera, que enfrentou uma perda significativa e que soube superar as adversidades continuando com o projeto Axes Connection firmes e fortes conforme declararam: "Siga sua vontade, seu sonho, por mais difícil que seja. A resposta pode soar chichê, mas a morte do Vitor nos ensinou isso. Acreditar em nós mesmos e seguir em frente fazendo o que gostamos de fazer: música! Não a mais rápida nem a mais pesada, mas a que nos represente, a que mostre quem somos". Marcos e Márcio Machado completaram nestas dez canções o sonho de família idealizado quando o irmão estava entre nós ( aliás com letras que foram parcialmente escritas pelo Vitor Machado ) e agora possuem uma obra eternizada em que os fãs de nomes como o Led Zeppelin e outras pérolas dos anos 70 e 80 poderão ouvir, curtir e admirar da mesma forma que saliento a determinação dos dois irmãos.
Nota: 8,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2019

Facebook: www.facebook.com/axesconnection     
Twitter: www.twitter.com/axesconnection
Soundcloud: www.soundcloud.com/axesconnection

 

Voltar para Resenhas