Attomica
7 faixas - Enigma - 1987 ( Relançamento em 2006
com 4 bônus pela Kill Again Records )

    Se alguém me perguntasse o resultado da fusão entre Napalm Death e Kreator, eu responderia de pronto: Attomica, o primeiro álbum. Gravado entre os meses de julho e setembro de 1987, pelo selo Enigma de São Paulo. Integrado por: André Rod - baixo, Mário Sanefugi - bateria, Pyda Rod - guitarra, Laerte "Animal" Perr - vocal e João Paulo Francis - guitarra, oriundos de São José dos Campos/SP. Este foi um álbum que veio para fazer frente junto ao Sepultura, Sarcófago, Korzus e o metalizado R.D.P..

    O que se ouve aqui é um metal veloz, pesado, porradeiro e violento, vocal rápido e “latido” à la Mile Petrozza, instrumental muito bem executado em sua proposta. A qualidade final é apreciável, levando-se em conta os recursos instrumentais e de estúdio da época. O disco começa com a porradaria  de Dying Smashed, seguida por Marching Over Blood, se alguém nunca ficou com esta música impregnada na mente é porque nunca a ouviu, provavelmente seja a faixa preferida da maioria dos fãs neste álbum.

    Lost Time é a instrumental, onde mostram a que vieram: metal extremo e trampado. No Life Till Madness, começa com andamentos moderados e quebrados, alternando com partes aceleradas. Children Assassin e Flesh Maniac, mantém a sequência alucinante para quebrar tudo em sua volta.     O golpe de misericórdia fecha o disco: Samurai, a mais veloz e porrada, ao fim desta faixa temos um solo de Mário Sanefugi, que antecede o fim da tormenta death thrash metal. A versão em LP deste álbum é raríssima e disputada a altos valores entre os colecionadores. Hoje temos a versão remasterizada em CD, com quatro faixas bônus ( "In Hell We Trust", "Under Pressure", "Dying Mission" e "Step Mother Nature", que são músicas pós Disturbing The Noise ), trabalho da Kill Again Records, lançada em 2006. 

   Indiscutivelmente este álbum faz parte do acervo clássico, obrigatório do Metal Nacional e ainda é apreciado por uma legião enorme de fãs, juntamente com outros pilares da cena de Metal Extremo atual. O Attomica ainda lançou mais dois álbuns de estúdio e um ao vivo: Limits Of Insanity ( 1989 ), Disturbing The Noise ( 1992 ) e Back and Alive ( 2003 ).

Por Welerson Campos – É sócio-proprietário da Reign In Metal Records, parceiro do Rock On Stage
Outubro/2010

Voltar para Resenhas