Astafix - End Ever
12 Faixas - Independente - 2010

    Antes de lançar o DVD Live In São Paulo ( confira resenha ), o Astafix foi ao Norcal Studios no ano de 2009 em São Paulo/SP com o produtor Brendam Duffy e o baterista Adriano Daga para realizarem juntos todos os processos de gravação, mixagem e masterização do primeiro cd da banda que foi intitulado End Ever. A ótima capa que exibe um verdadeiro caos social é de responsabilidade do renomado artista brasileiro Gustavo Sazes.

     Nesta época o Astafix era formado por Wally nos vocais e guitarra ( ex-CPM-22 ), o citado Adriano Daga na bateria, Paulo Schroeber na guitarra ( ex-Almah ) e Ayka no baixo e vocais e o cd foi muito bem recebido pela imprensa e também pela conceituada revista Roadie Crew.

   

    A primeira é Red Streets e seu andamento pesadíssimo traz Andreas Kisser na guitarra solo, fato que aumenta a energia da cativante música e a torna ainda melhor, pois ele faz a canção virar um Thrash moderno rápido e furioso, que lembra até um pouco do Sepultura nas atuais fases, o que podemos considerar como um ponto para o Astafix. O vocalista Wally realiza os solos de guitarra da agressiva, crua e cadenciada Chiper, que traz ainda Paul X ( ex-Monster ) no baixo em um clima de muito peso e caos, onde destaca-se também o eficiente trabalho do baterista Adriano Daga. Em False Eyes temos um ritmo violento que é amplificado pelos coléricos vocais de Wally e toda a atmosfera destruidora de baixo, bateria e guitarra exibindo andamento mais cadenciado. Dead Forever mantém a linha cadenciada e sempre agressiva do Astafix para que o produtor Brendam Duffy possa enriquecer a música solando sua guitarra impressionantemente, vale lembrar que Wally vocifera com uma raiva imensa cada um dos seus versos.

    Drown Your World entra aplicando um 'soco na cara' seja pela atuação do convidado Demian Tiguez ( do Symbols ), que junto a Wally despejam solos matadores e velozes em suas guitarras ou pelos demais músicos, que transformam esta quinta canção na mais pura violência sonora. Em The 13Th Knot Giu Daga 'mete a mão' na sua guitarra e deixa solos de primeira ao andamento mais cadenciado e caótico que o Astafix aplicou nesta canção. Na faixa título, End Ever, a bateria de Adriano Daga entra junto com a guitarra de Paulo Schroeber para que Wally receba Chipset Zero para dividir os vocais de forma agressiva ( com vocais praticamente guturais ) e muita distorção na guitarra na hora dos solos. Seven começa de forma mais cadenciada próximo a um Blues bem caótico a la Black Sabbath com Demian Tiguez novamente realizando os solos de guitarra.

    Em The Havoc Clutch temos o produtor Brendam Duffy na guitarra e Paul X no baixo em uma música que exala níveis de agressividade fortíssimos, tanto que Wally vocaliza demonstrando uma ira enorme. Black Blood Bright é ao lado de Desert Eyes as duas únicas que não temos nenhum convidado e o quarteto vai de forma cadenciada aumentando, passo-a-passo sua fúria, intrigando o ouvinte ainda mais com os efeitos de tiroteios e bombardeios que ela possui junto ao seu andamento mais Doom.

    Cantada em português e com Sanches no baixo, Desordem e Retrocesso entra com uma velocidade esmagadora quase de um Hardcore/Punk Rock, que conclama os fãs a abrirem aquela roda. Fechando este ótimo End Ever ouvimos a citada Desert Eyes com a guitarra de Paulo Schroeber e com o baixo de Ayka mais devagar mas somente até Wally soltar seus primeiros gritos em uma condução novamente cadenciada, só que agora bastante sinistra e totalmente distorcida.

    Claro que as participações de tanta gente boa passaram mais experiência e categoria a End Ever, mas isso não seria possível se o Astafix não tivesse qualidade e o quarteto provou que tem de sobra ao realizar seu Thrash Metal quase sempre cadenciado e muito agressivo bem no estilo do Sepultura em alguns momentos e do Biohazard antigo em outros. É aguardar pelos shows e pelos próximos álbuns deste nível.
Nota: 9,0.

Sites: www.astafix.com e www.myspace.com/astafix.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2012

Voltar para Resenhas