As Dramatic Homage - Crown
9 faixas - Independente - 2012

    O As Dramatic Homage é um projeto one-man-band, neste caso de Alexandre Pontes, que canta, toca guitarra e faz as programações de bateria nas músicas de Crown, o primeiro cd. O projeto nasceu no ano de 1999 na cidade do Rio de Janeiro/RJ, pouco tempo depois em 2001 foi lançado o primeiro demo intitulado A Deep Inner Recital e em 2005 o segundo, com o título de Atmosphere Of Pain/Anthem Of Hate. Durante este período muitas mudanças na formação aconteceram, fato que levou Alexandre Pontes a fazer tudo sozinho. Ainda assim o single Ominous Force For Ascencion foi lançado em 2010 antecedendo Crown.

    Crown - cuja bela capa é um desenho de Guimarães - foi gravado e mixado no Pyroz Studio e apenas os vocais foram gravados no HCS Estúdio durante o inverno e a primavera de 2011. Mesmo sendo uma one-man-band, os músicos Alexandre Martins no baixo, Hebert Nunes e Romulo Pirozzi nas guitarras, participam contribuindo com Alexandre Pontes e ajudam novamente o As Dramatic Homage se tornar uma banda, após o lançamento do cd.

    Lessons abre o cd com dedilhados de violão e toques de piano mais sombrios que se ligam a Monumental e aí podemos ouvir o peso esmagador do Black/Death Metal Melódico do As Dramatic Homage, que é muito interessante pelas variações que são aplicadas, inclusive algumas que flertam com o Progressivo antes de voltar ao peso mais forte do cd. Em Awake To The Twilight, encontramos um andamento instrumental mais acelerado e vocais agressivos em um ambiente que nos mostra boas evoluções, que agradam o ouvinte.

    The Icon Omnipresent exibe uma bela melodia e vocais limpos que fortalecem o andamento introspectivo da música para em seguida imergir em um momento bastante Progressivo, com trechos falados e que em seguida recebe bons solos de guitarras e vocalizações muito compenetradas. Tecendo um momento mais acústico Journey Inside exibe viagens cativantes que a maneira que se alongam vão recebendo a eletricidade da guitarra e promovem assim uma grande viagem novamente guinada ao Progressivo, porém são encerradas de forma mais suave novamente. Em Redemption, a banda volta a acelerar e adicionar suas linhas agressivas, especialmente nos vocais, mas o melhor é quando chegam os momentos cadenciados, que são dotados de competentes riffs de guitarras.

    Para Idyllic temos uma mescla mais agressiva de vocais urrados com trechos mais melodiosos que se encaixam perfeitamente no contexto de Crown e no final ouvimos uma rifflerama de primeira. Depois, com toques mais sombrios que ganham peso e agressividade, chegamos na rápida From The Battle Of Pain, que é urrada e sofre uma variação melodiosa de muita qualidade que te envolve na hora. Encerrando Crown temos The Age Of Transition, que é uma curta canção instrumental com linhas progressivas e dedilhados sombrios, que mostram a técnica aplicada pelo As Dramatic Homage não só nesta música, mas em todo o disco.

    Quem aprecia nomes como Vintersong, My Dying Bride e até King Diamond encontrará em Crown um disco honesto e bem gravado, que tem como seu maior destaque não a agressividade de suas músicas, mas sim as belas e progressivas melodias em letras filosóficas criadas pelo As Dramatic Homage.
Nota: 8,5.

Site: www.myspace.com/asdramatichomageband; http://www.facebook.com/AsDramaticHomage e
http://www.reverbnation.com/asdramatichomage.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2014

Voltar para Resenhas