Apokathilosis - Where Angels Fear To Tread
6 Faixas - Independente - 2015

    Inspirados pelos nomes do Black Metal grego, especialmente o Rotting Christ e também outros dos anos 90 como o Burzum e Mayhem, o duo brasileiro Apokathilosis teve sua formação em 2013 em Dublin na Irlanda com Felipe Roquini ( vocais, guitarra, baixo, bateria, sintetizadores ) e Marttjn Rvbjn ( guitarras ), que obviamente, aplicaram em suas letras de conceitos gnósticos e filosóficos, que questionam às religiões, dogmas, autoridades, normas e vigentes no nosso mundo contemporâneo.

    O primeiro disco recebeu o nome de Where Angels Fear To Tread, que foi gravado e produzido no Advaita Studio por Felipe Roquini em Dublin na Irlanda em 2015. Seu lançamento aconteceu em 2015 e a sua capa obscura em tons de preto, cinza e escritos em vermelho, que lhe conferem uma aura mais nefasta ao que iremos ouvir é da Lost Cosmonaut Design. O fato do cd estar embalado em 'digipack' concede um caráter mais luxuoso ao lançamento e também um convite para se adquirir o formato físico.

        Com um início devidamente sombrio, de ares de filme de suspense, o duo Apokathilosis abre Where Angels Fear To Tread com o mortífero Black Metal presente em Awaken Thee, que alterna seus guturais insaciáveis com momentos melódicos tenebrosos. Para a faixa título, a Where Angels Fear To Tread, eles nos propõem uma voraz composição com uso forte de teclados, além de todo ambiente caótico e devastador inerente ao estilo desta dupla, ou seja, muitos urros, solos vigorosos e 'triggers', que deixam uma 'cara do mal' muito grande pairando no ar. Em seguida temos as falas que trazem a carregada Ashes através de uma atmosfera densa, arrastada e macabra entre muitos urros nos agressivos vocais de Felipe Roquini, que termina ao som de sinos.

    Na lúgubre To Die A Thousand Deaths, após algumas breves falas somos conduzidos para um andamento instrumental  destruidor de muita aspereza e ao reparar nas vocalizações guturais de Felipe Roquini, percebo que elas tornaram esta quarta canção ainda mais marcante pelo nível de violência encontrado em seus cinco pavorosos minutos.

    Em The Untameable Of Human Spirit, o Apokathilosis dispara sua mais crua canção até aqui, que fãs do Rotting Christ - muito provavelmente - se lembrarão da banda por suas assassinas linhas aceleradas e seus constantes vocais furiosos ambientados com teclados funestos. Por fim, com a obscuridade apresentada no início do cd chegamos a Synchronicity, a aniquiladora última faixa de Where Angels Fear To Tread, que alterna momentos repletos de violência com outros lotados de raiva, porém, mais cadenciados e com a bateria sendo espancada sem piedade.

    Este Where Angels Fear To Tread certamente cairá no gosto dos mais impuros fãs de Black Metal, seguidores das linhas mais viscerais do estilo e que foram inspiradas na vertente considerada como Tradicional aos padrões do estilo. Se for o seu caso se ligue no Apokathilosis e ouça seis bordoadas puramente "From Hell" do disco.
Nota: 7,5.

Sites: https://www.facebook.com/apokathilosis/ e http://apokathilosis.bandcamp.com/.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2016

Voltar para Resenhas