Apocalypse - The 25Th Anniversary Box Set
FinanciArte - 2011
2 Cd´s, 1 DVD, 1 Livro e 1 Poster

   Vencer a barreira do tempo sempre com a mesma qualidade é um desafio dos mais difíceis, ainda mais para as bandas brasileiras que, como sabemos, não tem o devido apoio da forma que acontece com as bandas da Europa e Estados Unidos. E se a banda em questão é uma banda de Rock Progressivo, seria um pouco ainda mais complicado conseguir o longo período de atividade, poderia dizer que é praticamente impossível, mas nada disso não foi dito aos gaúchos de Caxias do Sul/RS, que desde 1983 formaram o Apocalypse e se tornaram um dos maiores nomes de Rock Progressivo brasileiro com 25 anos de carreira ininterruptos e muitos discos.

The 25Th Anniversary Book - The Apocalypse History

    Este box é classificado pelo tecladista Eloy Fritsch como a mais ousada produção da banda, e de fato é mesmo, pois a caixa conta com um luxuoso livro escrito em inglês e português pelo renomado jornalista Eliton Tomasi contando detalhadamente cada etapa da história de vida do Apocalypse com fotos raras, inéditas e históricas. Além da biografia, o livro enfoca a cronologia da banda escrita pelo autor da Enciclopédia Brasileira do Rock Progressivo, Leonardo Nahoum e depoimentos de personalidades como Mick Box ( Uriah Heep ), Fábio Laguna, Fábio Golfetti ( Violeta de Outono ), Marcos Viana ( Sagrado Coração da Terra ), só para citar alguns. Ou seja, o livro é uma leitura mais que recomendada para os fãs do Apocalypse.

    Mas o projeto do Apocalypse é muito mais ambicioso, audacioso e ousado, pois conta ainda com o novo cd 2012 Light Years From Home, o álbum ao vivo Magic Spells e o DVD The 25Th Anniversary Show, que fiz questão de resenhar cada um deles de forma independente, como vocês poderão acompanhar ao longo desta matéria. E tudo isto foi financiado pelo projeto Financiarte da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, provando que vale a pena investir no Rock Nacional, pois o retorno vem com muita classe. Vale ressaltar que as capas dos cd´s e do DVD, embalagens do box e do livro são todos excelentes trabalhos do vocalista da banda, Gustavo Demarchi.

Apocalypse The 25Th Anniversary Concert
2011 - 8 Faixas

    Gravado em setembro de 2009 no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre/RS com composições presentes no DVD Live In Rio ( de 2006 ) e no cd The Bridge Of Light ( de 2008 ) por Eloy Fritsch no teclado, órgão e vocais, Ruy Fritsch na guitarra e violão, Chico Fasoli na bateria, Gustavo Demarchi nos vocais e flauta e Mago Wise no baixo.

    Com belas imagens o DVD The 25Th Anniversary Concert é aberto com o vocalista Gustavo Demarchi utilizando uma máscara que lembra o estilo adotado por Peter Gabriel ( quando estava à frente do Genesis ) e Fish ( nos seus tempos de Marillion ) para dar vida a Cut, música que exibiu uma melodia progressiva maravilhosa com solos viajantes de teclados combinados com a guitarra e partes de flauta que mergulham cada vez mais fundo na fonte do Rock Progressivo dos anos 70. South America é a segunda com a bateria de Chico Fasoli atuando junto com a guitarra de Ruy Fritsch e os teclados de Eloy Fritsch para que assim eles exibam outra primorosa melodia, provando que a capacidade musical do Apocalypse é igual aos grandes nomes do passado. E as vocalizações de Gustavo Demarchi em South America trazem sua personalidade em linhas instrumentais soberbas em perfeita sincronia, aumentando ainda mais a beleza da composição.

    Com Follow The Bridge somos levados para outra sensacional viagem, que é cantada com muita emoção por Gustavo Demarchi; outro destaque são os curtos solos de baixo e teclados que harmonizam - de uma maneira tão especial - que sente-se a grandeza da música, que é amplificada no momento em que Eloy Fritsch sola seus teclados em uma viagem no estilo de Rick Wakeman ( lembrando passagens do álbum Journey To The Centre Of The Earth ). Com a vibração da plateia cada vez maior, eles tocam Dreamer em um ritmo mais rápido que evolui para momentos ímpares, para confirmar te convido a fechar os solos de teclados enquanto o vocalista canta com muito feeeling. Blue Earth é cantada por Gustavo Demarchi com muita emoção e acompanhada de uma linda melodia no piano de Eloy Fritsch, que depois, produz viagens perfeitas com seus teclados. Com o vocalista pegando um violão de 12 cordas, temos Not Like You com a participação de Hique Gomes ( da dupla Tangos e Tragédias ) em um andamento suave e que crava na alma.

    Em Magic o Apocalypse realiza uma viagem mais forte com as notas da guitarra de Ruy Fritsch ligadas aos teclados de Eloy Fritsch criando linhas musicais que caminham para uma das melhores composições da banda e garantem a completa vibração dos fãs. No bis, que vem após muitos aplausos, eles voltam com Refugio, dotada de belas melodias de flauta puramente Jethro Tull, imersas em uma climatização progressiva de muita categoria interpretada com o virtuoso feeling de Gustavo Demarchi. São 50 minutos de um show excelente, empolgante e de muita técnica de cada um dos músicos.

    Nos extras temos dois vídeos de duas músicas do cd The Bridge Of The Light para Ocean Soul e Last Paradise. Ocean Soul possui flauta, guitarra e teclados realizando as primeiras viagens, e novamente percebi a inspiração em Jethro Tull; suas vocalizações exibem muito bem o carisma de Gustavo Demarchi e também as melodias maravilhosas criadas pela banda. Last Paradise tem, novamente, a participação de Hique Gomez no violino em um ambiente com viagens grandiosas e muito positivo. O outro bônus é Waterfall Golden Waters, uma sonzeira de teclados e guitarra que promovem uma fabulosa viagem, que não deve em nada para as que o Yes fazia nos 'seveties', pois pode-se ver todos os instrumentos juntos com os vocais criando a vibração correta para as melodias empolgantes criadas pelo Apocalypse. E além disso tudo, muitas fotos e a discografia da banda. Mais que recomendável conferir o DVD The 25Th Anniversary Concert e estes vídeos todos.

Apocalypse CD Magic Spells
13 Faixas - 2005

    Outro "integrante" da caixa comemorativa dos 25 anos do Apocalypse é o álbum ao vivo Magic Spells, gravado durante a Magic Tour de 2005 ( que inclusive teve um show na participação da banda abertura do lendário Uriah Heep, no Rio de Janeiro/RJ ) e que contém clássicos da carreira da banda interpretados pela formação anterior à este ano de 2011 e cantados em inglês ( anteriormente as músicas do Apocalypse eram todas em português ). A mixagem foi de Marcos Zambon no DuZamba Estudios e a masterização ficou por conta de Marcos Abreu, lembrando que a formação da banda para este disco foi a seguinte: Eloy Fritsch nos teclados, Gustavo Demarchi nos vocais, Chico Fasoli na bateria, Ruy Fritsch na guitarra e Mago Wise no baixo.

    Refuge abre o show com riffs de guitarra 'floydianos' para que então os demais apliquem seu excelente andamento progressivo, especialmente nos sintetizadores de Eloy Fritsch, que logo trazem mais emoção assim que Gustavo Demarchi ( então, estreando na banda ) começa a cantar. As evoluções de teclados, bateria, baixo e guitarra levam à viagens sensacionais. O show prossegue com Crying For Help, com uma competente e envolvente base instrumental para que Gustavo Demarchi libere sua voz em um ambiente reluzente. Destaque para a linda melodia também para os solos de teclados de Eloy Fritsch, que te fazem viajar.

    Em Mirage, a guitarra de Ruy Fritsch fica mais em evidência junto com o 'solão' de teclados feito por Eloy Fritsch, moldando a forma desta terceira canção de Magic Spells, dotada ainda de todo o feeling de Gustavo Demarchi. Magic exibe a percussão praticamente ligada com os teclados e solos de guitarra em uma revigorante linha instrumental, que é cantada com toda a suavidade da voz de Gustavo Demarchi em mais outra excelente música da banda. Com a guitarra de Ruy Fritsch trazendo outra remessa de solos, tais quais David Gilmour fazia no Pink Floyd, Cut nos convoca a fechar os olhos e mergulhar fundo em uma viagem de teclados em um momento que caminha entre Genesis/Marillion pela forma que recebemos os vocais.

    South America mantém o clima da anterior com os teclados de Eloy dominando as belas melodias, mas, o Apocalypse nos surpreende a cada passagem do som, com suas linhas instrumentais aliadas aos vocais cativantes vocais de Gustavo Demarchi. Os dedilhados mais lentos de Tears, que ganham a força dos teclados e guitarra para então ficarem suaves novamente, e assim, criam uma música comovente, muito bem cantada e com as adequadas mudanças de ritmos.

Apocalypse no Canecão no Rio de Janeiro/RJ em 2005


    Passar muita emoção a cada nota é uma ordem no Apocalypse, e isso, é o que percebemos na execução da maravilhosa Blue Earth, pois a combinação de piano com vocais pegam no coração. E na hora que Blue Earth ganha velocidade, é a hora de viajar e para longe. Time Traveller exibe a guitarra e os vocais associados em uma bela interpretação de muito sentimento, onde Gustavo Demarchi eleva sua voz com firmeza antes de Eloy Fritsch solar seus teclados e juntos aos demais, garantirem outro vigoroso momento. A beleza da melodia inicial de Freedom, dá lugar a um ritmo mais pesado com vocais rápidos que são literalmente um clamor por liberdade com mais outra atuação fervorosa do tecladista Eloy Fritsch. Peace In The Loneliness entra com um 'ataque' dos teclados aliados à imponente base de baixo e bateria ( de Mago Wise e Chico Fasoli respectivamente, aliás, por todo o disco, ambos exibem atuações impecáveis ) e vocais, cantados com a devida destreza.

    Magic Spells conta com duas canções bônus de estúdio: a primeira é Escape - com um andamento mais pesado próximo à um Prog Metal - e a segunda é Not Like You - com uma linha mais acústica, vocais muito bem feitos que te convidam a acompanhar esta balada viajante. Bem, posso assegurar que Magic Spells é um admirável álbum ao vivo, ponto para o Apocalypse.

 


 

Uriah Heep e Apocalypse no Canecão
no Rio de Janeiro/RJ em 2005

 

Apocalypse - CD - 2012 Light Years From Home
12 Faixas - 2011

    A outra surpresa de The 25Th Anniversary Box Set é o novo trabalho do Apocalypse, o álbum 2012 Light Years From Home ( sucessor do The Bridge Of The Light, de 2008 ), gravado entre janeiro de 2008 e dezembro de 2010 no Refugio Studios em Porto Alegre/RS com produção do tecladista Eloy Fritsch e mixagem de Gilberto Ribeiro Jr ( realizada no Mubemol Studios em Porto Alegre/RS ). Já a masterização deste ótimo novo trabalho ficou a cargo de Marcos Abreu e sua capa remete à cultura Asteca. E a formação responsável pela gravação do cd foi a seguinte: Gustavo Demarchi nos vocais, flauta e guitarra, Ruy Fritsch na guitarra, o novo integrante Fábio Schineider na bateria ( para o lugar de Chico Fasoli ) e Eloy Fritsch nos teclados, órgão, piano, sintetizador, baixo, backing vocals

    New Sunrise exibe a já dita grande técnica da banda em uma linha alto-astral presente no Rock Progressivo dos gaúchos, com muitos solos de guitarra e singelas viagens nos teclados, que são dotadas de versos emocionantes cantados por Gustavo Demarchi. Depois em Set Me Free, a guitarra de Ruy Fritsch aparece em um estilo mais Hard Rock, que lembra muito o Asia, em uma elaborada linha instrumental muito bem vocalizada.

    Take My Heart apresenta uma melodia bonita com flauta e vocais saídos do coração de Gustavo Demarchi, que é acompanhada em uma pulsante e viajante sequencia instrumental. Em The Angels And The Seven Trumpts, a flauta do vocalista é combinada com os teclados de Eloy Fritsch em um andamento nitidamente influenciado pelo Yes e Jethro Tull que agrada logo na primeira audição desta quarta música de 2012 Light Years From Home. Atente seus ouvidos para a harmonia de guitarra, teclados, flauta e baixo devidamente mesclados à interpretação do vocalista da banda. On The Way To The Stars entra com um riff mais Hard Rock harmonizado pelos teclados de Eloy Fritsch e também pela cozinha do agora quarteto ( lembrando que o baixo está no comando de Eloy e bateria é de Fábio Schineider ) para que os vocais de Gustavo Demarchi novamente nos encantem com sua forma de cantar.

     Em Till Another Side os teclados exibem belas melodias que são acompanhadas por dedilhados no violão que mantém o clima positivo do cd e desta vez mergulhando em curtas e bem trabalhadas viagens que levam à um crescente esplendoroso. Morning Light tem seu inicio cantado em coro aumentando o nível de emoção desejado passar pelo Apocalypse e entre trechos de guitarra e violão, o Apocalypse, nos mostra uma canção que dá vontade de cantar com eles. Mila Pulita participa emprestando sua linda voz nos backing vocals trazendo ainda mais sutileza nesta composição. 

    A curta Find Me Now é uma incursão voltada para o que chamamos de Art Of Rock, especialmente nos solos de guitarra mais fortes, bons vocais e uma base instrumental exalando muita competência. A nona do cd é I Cry In The Infinity com uma melodia mais pesada que dá lugar aos emocionantes linhas do piano de Eloy Fritsch em linhas de vocais cativantes e com a atuação brilhante do guitarrista Ruy Fritsch.   

    Com a marcação de um relógio cuco, sinos e efeitos que parecem um avião em meio a um bombardeio ouvimos a notável harmonia presente em To Kiss The Tears You Cry, e a forma que o Apocalypse conduz essa balada progressiva com corais, orquestrações e guitarra com distorções, é para fechar os olhos e viajar experimentando suas sensações a cada uma de suas notas e versos. Blue Angel começa no piano e exibe o agradável vocal de Gustavo Demarchi em um ritmo mais suave que te convida a cantar o refrão, e novamente, de olhos fechados.    

  

    A suíte título, 2012 Light Years From Home, encerra o cd com a devida magnitude que o trabalho deveria ter. Sabia porque: logo no inicio o piano e o andamento que se segue é inspirado nos improvisos lembrando nada menos que Emerson, Lake & Palmer, e a viagem que é intensificada a cada instante, possui vocais perfeitos. E depois, recebemos viagens instrumentais que exibem o porque da banda ser considerada uma das melhores do Rock Progressivo na atualidade. Te convido a prestar atenção na letra e perceber a grandiosidade da viagem principal de 2012 Light Years From Home, que acontece mais ao meio e sinta como ela penetra na alma, nessa canção meus caros leitores(as) eles lembraram com maestria os criadores do estilo. Te recomendo incluir este trabalho em sua coleção, pois além de toda a técnica exibida, as exuberantes e viajantes melodias a cada música, a produção muito bem feita, o Apocalypse também incluiu letras positivas em cada uma delas, enfim, escute uma vez acompanhando as letras e outra viajando em suas harmonias.

    Enfim, fazendo um breve resumo de tudo que escrevi nestas três resenhas sobre este Apocalypse - The 25Th Anniversary Box Set, seguramente posso dizer: quem é fã do Apocalypse encontrará um olho nas celebrações ao passado da banda ( com o cd Magic Spells, o DVD  The 25Th Anniversary Concert e o livro The 25Th Anniversary Book - The Apocalypse Hystory ) e o outro no presente ( com novo álbum 2012 Light Years From Home). Você terá em suas mãos caro leitor(a) um lançamento sem precedentes no Brasil e para os que ainda não conhecem, esta é a oportunidade de aprender e conhecer um dos baluartes do Rock Progressivo Brasileiro e mundial, então não perca tempo. Parabéns pelos 25 anos Apocalypse, que vocês continuem nos presenteando com grandes lançamentos. Longa vida ao Rock Progressivo deste naipe que é criado no Brasil.
Nota: 10 ( e um dos melhores que resenhei em 2011 ).

Site: www.apocalypseband.com.br

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2011

Voltar para Resenhas