Anno Zero - The Next Level
9 Faixas - MS Metal Records - 2014

    Quando o Monasterium encerrou suas atividades, surgiu em 2001 na cidade de Teresina/PI, o Anno Zero, que em 2004 lançou seu primeiro trabalho, o Another Pleasent Evening e dois anos depois, o EP ao vivo Another Level, que foram garantindo a banda uma certa notoriedade no cenário brasileiro. Passados dez anos da primeira incursão em estúdio, finalmente Fyb C na guitarra e vocais, André Melo na guitarra, teclados, sintetizadores e programações, Eduardo Zee no baixo e Chris Gomes na bateria e percussão lançaram o seu segundo cd, com o título de The Next Level, que caminha pelo chamado Dark Metal, mas com muitos elementos de Gothic Metal e até Doom Metal, inspirado por nomes como Samael, Moonspell e Paradise Lost.

    The Next Level foi gravado e mixado no Jardim Elétrico pelo guitarrista André Melo e o Anno Zero e a bateria foi gravada no Patativa Studios, ambos em Teresina/PI. A masterização é de Jens Bogren e foi realizada no Fascination On Street Studios em Örebron na Suécia, o que conferiu uma sonoridade na medida ao cd. A capa é de criação do baixista Eduardo Zee exibindo fotos da bela modelo Pammela Noleto com uma máscara anti gases tóxicos, em uma alusão ao nosso mundo caótico.

   De um começo mais tenso, com batidas eletrônicas e um tanto que progressivas, a instrumental Infected abre The Next Level e caminha nesta forma com os riffs de guitarras ganhando mais força para que então tenhamos a Back Down, que passa uma vibração na linha do The Cult em sua parte instrumental, porém, com vocais mais agressivos em alguns trechos e limpos em outros, e nestas duas primeiras faixas já destaco o feito trabalho na bateria de Chris Gomes. Em Deceptions, o Anno Zero traz linhas mais Rock´n´Roll, que estão muito bem conduzidas pelos solos de guitarras de André Melo e Fyb C, sendo que este último canta daquela forma carregada que no decorrer da música vai ficando mais sombria e recebe versos mais guturais no refrão. Ao som de trovões e um riff distorcido, que em poucos instantes dá lugar à um ritmo de guitarra muito envolvente e "sujo", o quarteto nos expõe à faixa título, The Next Level, que contém também vocalizações mais agressivas que passam muita ira e em meio ao Rock que o quarteto aplicou nesta música linhas percussivas bastante fortes. 

    Depois, com ares introspectivos, mas que em poucos instantes ganham a energia do Rock´n´Roll, Poison Mind é cantada com linhas mais alegres, que fazem esta canção nos lembrar dos Gothic Rock com a pegada cativante dos anos 80 e também traz a convidada Tânia Nery dividindo os vocais com Fyb C. Com dedilhados mais melancólicos, que chamam riffs de guitarras mais longos, além de uma presença de piano bastante marcante com a participação de Marcelo Fortes temos a Another Pleasant Evening - título do primeiro cd -  que possui seus versos cantados com muita emoção e fazem ela se tornar uma das melhores do cd, ainda mais com a viagem aplicada ao final ( que lembra superficialmente a Breathe do Pink Floyd ), que possui solos longos de guitarras, evoluções psicodélicas nos teclados, enfim, uma sonzeira.

    Então com um repique de bateria e com as guitarras novamente exibindo sua força em meio a falatórios desconexos, Public Video Surveillancet II exibe sua forma, potência e raiva para conquistar o ouvinte assim que Fyb C comece a cantar com o devido ódio. Mas, chegando ao seu término, o Anno Zero te surpreende na parte percussiva de Chris Gomes, cheia de ritmos brasileiros.

    Pictures até parece que será mais viajante pela forma que inicia, mas possui seus trechos de guitarras aparecendo junto aos teclados e é vocalizada de forma colérica por Fyb C, e isso com um andamento instrumental vigoroso, mas que também possui seus momentos mais calmos. Novamente as surpresas estão guardadas para a parte final com mais uma percussão habilidosa de Chris Gomes e também nos solos de guitarras da entrosada dupla do Anno Zero.

    E a última canção do cd exibe uma linhagem Rock´n´Roll, que novamente se reaproxima do The Cult, de forma mais descompromissada, que mostrou uma vibrante criação da banda, seja pela forma de cantar ou pelo ritmo gostoso de se ouvir, que é percebido na parte instrumental e esta última faixa conta com mais uma participação de Tânia Nery nos backing vocals. O Anno Zero encerra a música e o cd com empolgantes solos de guitarras com muita distorção antes de repetir o refrão.

     The Next Level cravou o segundo cd de uma banda que provou que possui a habilidade de mesclar em um mesmo trabalho o Gothic Rock, um pouco de agressividade Death Metal nos vocais, longos solos de guitarras, e tudo isso, em boas e agradáveis melodias, que nos remetem à década de 80, mas também souberam focar no presente. É o Anno Zero retornou com um ótimo trabalho, que além de ter despertado o interesse da MS Metal Records em lançá-lo, certamente abrirá novas portas para a banda.
Nota: 9,0.

Sites: www.annozero.com.br.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2015

Voltar para Resenhas