Anita Latina
8 Faixas - Alternative Music - 2016

    O Power Trio Anita Latina formado atualmente por Tarcísio Barsalini na guitarra, Bruno Gazoni nos vocais, baixo e teclados e Matheus Vazquez na bateria possui sua base na cidade de Campinas/SP, teve sua origem em 2010 e tem como influências principais o Hard Rock e o Rock Progressivo, além de incorporar algumas da Folk Music brasileira, de nomes dentre os quais posso citar Rush, Deep Purple, Frank Zappa, King Crimson, Pain Of Salvation, Opeth, Nação Zumbi e o Sepultura.

    No período que separa a formação da banda para este álbum debut autointitulado e objetivo desta resenha, o Anita Latina já lançou os EP's Insunity ( 2013 ), Runner ( 2013 ) e o Screams ( 2014 ), que serviram para aumentarem a divulgação de seu nome no país e consequentemente, despertaram o interesse da Alternative Music, que disponibilizou seu primeiro álbum, que é composto de oito músicas.

    Este trabalho foi gravado, mixado e produzido por Caio Ribeiro e Tarcísio Júnior no Basement Studio. Sua masterização aconteceu no Electrosound por Caio Ribeiro enquanto que Lucas Piro cuidou da arte e o encarte que se desdobra em uma planilha de cálculos matemáticos e trigonométricos.

    Em uma base Rock'n'Roll bastante pulsante e técnica, Desert abre o cd do Anita Latina com vocalizações mais largadas de Bruno Gazoni, que no decorrer seguem para um ponto mais viajante e introspectivo até encontrar suas linhas mais pesadas e aceleradas com destaque aos toques de baixo. Com letra em português Baião exibe dedilhados e toques robustos na bateria em um ritmo tranquilo, que se torna mais dotado de energia ao passar de seus minutos, além de um notável aumento na sua complexidade instrumental exalando muita brasilidade. Para Insunity, o Power Trio ataca com uma melodia despojada, que crava na memória e percebe-se que o vocalista canta de forma dispersa, entretanto, se parar para ouvir com mais atenção será constatada a habilidade envolvida em cada linha instrumental, que culminam em um longo e esbelto solo de guitarra feito por Tarcísio Barsalini e em um final mais encorpado.

    Depois temos The Day Your Savior Comes, que também exibe um jeito de cantar irônico em um estilo mais largado e diversificado, que vai te envolvendo e aumentando sua intensidade até trilhar uma faceta mais Rock'n'Roll em suas várias quebras de ritmo, viradas na bateria Matheus Vazquez, toques de piano, riffs de guitarra, que deixam a música bastante intrigante e por isso mesmo... deveras interessante. Love ( Defend Against Devotees ) chega com um formato nos vocais e na parte instrumental mais intimista, que ganha mais potência em seu decorrer, muito provavelmente pelas orientações dos solos de guitarra executados por Tarcísio Barsalini, que até se inflamam em alguns pontos e em outros são mais convidativos para viajar.

    A seguinte é Nullius Inverba e além do seu andamento inesperado e bem desafiador, seus vocais são em português, onde quem chama os holofotes para si é o baterista Matheus Vazquez, que realiza vários contratempos em seu kit. A instrumental Zomia é a penúltima do cd e nesta o Anita Latina aproveitou para promover habilidosas, caprichosas e técnicas viagens, que serão melhores apreciadas de olhos fechados.

    No encerramento, eles enviam solos mais fortes desferidos pelo guitarrista Tarcísio Barsalini e as vocalizações mais largadas do baixista Bruno Gazoni em mais uma canção com evoluções diversas e curiosas de se ouvir, porém, marcantes, que abrem espaço para vozes sintetizadas tornando esta última música um outro ótimo momento do cd e um convite para ouvir tudo novamente absorvendo assim melhor este debut do trio campineiro.

    O que é mais interessante é que o Anita Latina nos colocou diante de um álbum diverso com variações múltiplas em cada um de seus minutos nos deixando curiosos a cada faixa e nos levando a perguntar até aonde eles pretendem chegar. Que eles possam seguirem firmes e nos brindarem com outros lançamentos com esta categoria.
Nota: 9,0.

Sites: https://www.facebook.com/affrontmetal/
e https://www.youtube.com/channel/UCSh4nTTArb8RgtDGJEyG7PQ.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2017

Voltar para Resenhas