Andre Matos - Time To Be Free
2008 - 11 Faixas - Universal Music

    Que o vocalista Andre Matos é um dos maiores e mais importantes nomes do heavy metal brasileiro e mundial todo mundo já sabe, afinal, ele foi um dos responsáveis pelo sucesso internacional de bandas como Viper, Angra, Shaman e também, junto ao Sepultura, por ser um dos desbravadores que romperam a barreira para que as bandas brasileiras pudessem apresentar no exterior desfrutando de um respeito maior.

    Em 2008, após dois anos de sua conturbada saída do Shaman ( que levou também os amigos Luís Mariutti - baixo  e Hugo Mariutti  - guitarra ) ele lança o seu primeiro álbum solo ao lado dos dois supracitados e também de André Hernanes na guitarra, Rafael Rosa na bateria  ( atualmente já substituído pela revelação Eloy Casagrande ) e Fábio Ribeiro nos teclados. E como Andre Matos não estava de brincadeira em seu primeiro projeto solo a gravação feita nos estúdios Ultra-Sonica e The Brainless Brothers no Brasil sendo finalizado nos Estados Unidos e Alemanha por grandes nomes como Roy Z e Sascha Paet. O resultado eu conto nas linhas abaixo.

    Menuett é a curta faixa instrumental com clima de orquestra ( bem ao estilo de Andre ) que sem que se perceba funde-se ao vigoroso power metal de Letting Go, sintetizando todos os elementos que Andre já utilizou em sua longa carreira. O potencial que alcançado pelo vocalista é marcante e nota-se que sua voz cheia de agudos continua inabalável. Com ótimos efeitos nos teclados e bem mais pesada que a anterior, temos Rio, a terceira de Time To Be Free e os riffs estão pesadíssimos, com certeza, um fator resultante da adição de mais um guitarrista, no caso André Hernanes ( já conhecido do Andre Matos desde quando o Angra iniciava suas atividades ) ao lado de Hugo Mariutti, mas o merecido destaque desta faixa vai para a inclusão dos ritmos puramente brasileiros que dão o clímax de Rio.

    Remember Why é uma das mais lindas composições do disco e traz a tona o tremelin de Fábio Ribeiro e também apresenta efeitos semelhantes à gaita de fóles nesta quase balada, aliás em se tratando de Andre Matos, um álbum sem balada é estranho e esta é o mais próxima de uma, mas, novamente contamos com um refrão marcante e dá-lhe performance do vocalista. O produtor e guitarrista Roy Z participa em How Long ( Unleashed Away ) e traz uma característica mais heavy metal tradicional e menos power metal ao som, cuja melodia expressa nos versos cantados por Andre cravam rapidinho na memória.

    A seguinte é Looking Back evidenciando os violões em um som agradável aos ouvidos, vale prestar uma atenção maior para as altas notas dos vocais de Andre e a excelente performance instrumental realizada pelos competentes músicos que acompanham o vocalista. Alberto Rionda realiza os solos de guitarra ( e que solos!!! ) de Face The End e a participação do guitarrista aliada às linhas melodiosas da música e toda a empolgação sentida nos vocais de Andre a elevam para um dos melhores momentos do disco.   

    Então é a vez de Andre Matos assumir o piano para a épica Time To Be Free que vai ganhando mais peso ao passar de seus oito minutos, e nesta o vocalista, em grande fase, berra com força e sua aliança com os guitarristas Hugo e Andre Hernanes -  que realizam solos com muita categoria - a consagrem como uma das mais brilhantes composições do álbum. Se isso não bastasse, os arranjos orquestrais feitos por Miro, são para deixar Time To Be Free ainda mais bela e lembrar os tempos de Angra.

   O início de Rescue parece ter sido extraído de um ritual de uma tribo longínqua pelo seus cânticos e a ótima percussão, porém, a ordem aqui é o heavy metal, e Andre canta com um pouco mais de agressividade que o normal, talvez para ambientar os guturais de Sander Gommans ( do After Forever ). Rescue marca também a presença de Marcus Viana com flautas durante os solos de guitarras que asseguro: você irá querer repetir a audição desta faixa. A New Moonlight -  uma releitura de Moonlight dos tempos de Viper transformada em uma longa viagem progressiva parecendo que estamos adentrando uma densa floresta em um clima inicial à la Pink Floyd - é a seguinte e desta vez percebemos que a presença de Ammanda Sommerville ( que comanda os backing vocals do disco ) está bem mais evidente neste momento nostálgico. Com as guitarras de Hugo e Andre Hernanes sendo tocadas com a devida aceleração acompanhadas pelos ótimos timbres vocálicos temos em Endeavour o encerramento em alto estilo desta primeira incursão solo de Andre Matos.

    Quem sempre se sentiu órfão de Andre Matos cantando no Viper, Angra ou Shaman, tem aqui sua grande oportunidade, pois, além de revisitar sua carreira e agregar tudo o que fez de positivo nestas bandas, ele soube conduzir como um verdadeiro maestro de uma orquestra:  pois exigiu o máximo de proveito de cada um dos músicos de sua banda e também dos seus ilustres convidados, de forma que cada um colocasse uma parte de sua alma em Time To Be Free, fato que dará lugar a este trabalho entre os grandes lançamentos de 2008. E agora que "o tempo de ser livre" de Andre Matos chegou, que sejamos agraciados com o próximo trabalho.

Site: www.andrematos.net e http://www.myspace.com/andrematossolo
Gravadora: www.universamusic.com.br

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2009

Voltar para Resenhas