Anderson Martins - Estradas Invisíveis
 13 Faixas - Independente - 2019

    O violeiro mineiro Anderson Martins da cidade de Andradas lançou o seu primeiro álbum de estúdio intitulado como Girando ( leia resenha ) em 2018, que teve uma ótima repercussão levando o músico a fazer uma longa sequencia de divulgação do trabalho com shows em festivais por várias cidades mineiras e paulistas na região conhecida como Sul de Minas, além disso, o músico fez uma importante participação no Programa Release Showlivre apresentado pelo Clemente ( vocalista do Inocentes ), foi a atração de abertura do show do Ira! Folk em Andradas/MG ( confira como foi ) e também do show do Biquíni Cavadão em Muzambinho/MG.

    Em 2019, o atuante violeiro continuou sua sequencia de shows e já exibindo novas canções, que fazem parte de seu segundo disco, que recebeu no nome de Estradas Invisíveis e será o assunto desta resenha.

    Estradas Invisíveis foi gravado e mixado por Deivid Santos no DS Estúdio e sua capa mostra Anderson Martins à frente de uma linda paisagem do interior mineiro vestido com o seu tradicional chapéu e sua viola de doze cordas. Antes de comentar sobre as músicas, vale informar que o álbum é em digipack valorizando mais sua aquisição física.

    A bela e deliciosa canção título Estradas Invisíveis abre com muita sensibilidade o cd nos dedilhados serenos de Anderson Martins, que canta com muito sentimento sua letra, que contém um fundo de violoncelo tocado por Bob Suetholz te impactando positivamente. Com esbeltas melodias e um andamento que te convida para imergir em sua letra, O Tempo Passa traz Anderson Martins atuando com tranquilidade de forma que seu refrão de fácil assimilação ficará na memória e provavelmente você cantará com ele. Do Que é Feito o Nosso Sentimento é a jovial terceira composição do disco em que além de toda a simplicidade de Anderson Martins nos exibe ao cantar seus versos enfatizo também a discreta percussão de Emilio Martins e o poder das melodias no violão que juntas ao refrão... ficam na mente te levando a concordar com sua letra romântica.

    A introspectiva e porque não dizer romântica Perfeito Encaixe nos convida a relaxar em sua audição durante os em seus leves toques de viola passando uma considerável sutileza em seus minutos. Com o acordeom tocado por Milton Leite, o violeiro chama a atenção para a importante questão da falta de água com Lavando a Rua em um calmo flerte com o Forró/Música Regional e a canta - por vezes - aumentando a intensidade de sua voz e desta forma fugindo do tema do desperdício se aproximando dos versos mais sentimentais, característica que está bastante exposta neste disco. A balada apaixonada Verdade de Amar é a sexta de Estradas Invisíveis e devemos ouvi-la - e admirá-la - de olhos fechados para absorver mais profundamente seus sinceros versos.

    Do primeiro disco, Anderson Martins regravou neste novo disco a belíssima - e de certa forma sua biografia - Minha História, que além de seus vibrantes toques de violão, esta versão conta com a presença de Daniela Bernarda na flauta transversal enriquecendo ainda mais e aumentando o prazer de ouvir a música, enfim, uma excelente escolha para regravar e acrescentar elementos mais Folk com a flauta. Novamente exalando muito romantismo, Quando Realmente é Amor conta com lindos toques do violeiro unidos a competente atuação no pandeiro tocado por Emílio Martins em uma letra toda apaixonada. Voa Menina ficou deveras esbelta na calma voz de Anderson Martins, que contou com a importante participação do Coral Madrigal Vivace - composto apenas por meninas - fazendo um belíssimo dueto com o cantor e conferindo uma roupagem ainda mais saborosa de se ouvir.

    Sempre acompanhando Anderson Martins em todas as músicas e atuando com eficácia tivemos o produtor Deivid Santos fazendo os toques de baixo com o violeiro, este agora utilizando um violão de nylon para que com muita serenidade nos traga outra composição mais calma e de letra cheia de amor em Moça, a décima de Estradas Invisíveis. Aliás, esta linha é observada também na seguinte, a Espelho da Alma, que é um pouco mais acelerada de dotada de muita musicalidade.   

    Em uma nova participação de Daniela Bernarda, a flautista traz toda a linda melodia que seu instrumento concede à canção junto aos toques de Anderson Martins em seu violão de aço para juntos tocarem a Flor de Laranjeira, que é outra possuidora de letra animada, romântica, motivadora e dotada de um empolgante refrão. Fechando este ótimo disco de Anderson Martins temos toda a formosura contida em Vontade de Amar, que chega aos dedilhados e aos seus bons vocais através de um ritmo um pouco mais rápido destacando também a participação de Emílio Martins na percussão, e claro, os toques de viola do compositor.

    Neste Estradas Invisíveis, o violeiro Anderson Martins se mostrou ainda mais apaixonado se comparado com o álbum anterior e sempre com letras pacíficas, tranquilas e gostosas de se ouvir, e, além disso, ele mergulhou mais fortemente na sua linha mais Folk Regional e o fez isso com precisão, o que é muito bacana diga-se de passagem.

    E para Anderson Martins, o disco Estradas Invisíveis pode ser definido da seguinte maneira: "Busco levar amor, paz, alegria através das minhas canções. Gosto de pensar que assim, sutilmente, de alguma forma proporciono aos ouvintes uma maneira de elevação. As minhas músicas me levam para vários lugares, permitindo que as pessoas conheçam da minha alma, do meu pensar, da minha filosofia... Da minha vida como um todo. Essa jornada tem o intuito de quebrar barreiras, trazendo união e transformando tudo em positivo e verdadeiro. É assim que vou me acontecendo através destas Estradas Invisíveis". E quer saber, ele está certo, ouça e tire suas conclusões.
Nota: 9,0.
 

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2020

Site: http://www.andersonmartinsoficial.com/
Facebook: https://www.facebook.com/andersonmartinsoficial 

Youtube: https://www.youtube.com/user/Tiubruce1

 

Voltar para Resenhas