Alchemia - Inception
10 Faixas - Shinigami Records/Dark Inc. Records - 2020
 

    Não são ainda muitos nomes conhecidos que se dedicam ao gênero nomeado como Horror Metal no Brasil, sendo que posso apontar a galera do Freakyshow e do Final Disaster e, somando-se à estes dois temos diretamente da capital paulista o Alchemia, que surgiu em 2017 e em 2020 apresentou seu debut chamado Inception, que foi inspirado em trilhas sonoras de filmes de terror, além de discos de Dark Metal e Metal Contemporâneo.

    Este álbum foi desenvolvido pelo multi instrumentista e vocalista Victor Hugo Piroja com momentos sinfônicos, muito drama e tenebrosos sintetizadores góticos com os arranjos do britânico Jon Phipps ( da Orchestral Metal ), compositor que já trabalhou com o Moonspell, Amorphis, Angra e Dragonforce. A temática do disco visou refletir sobre a consciência, a prisão mental, as fobias, os distúrbios psicológicos e exorcizando os temores que se fixam na mente.

    Inception é composto por dez faixas gravadas no Estúdio Fusão e no Estúdio Carbono ( vocais ) com produção de Victor Hugo Piroja, exceção feita aos vocais, que foram produzidos por ele em parceria com Ricardo Campos ( Sunset Midnight ). Já a mixagem e masterização é de Tue Madsen ( Suicide Silence, Dark Tranquility, Moonspell, Rob Halford e outros ) e feita na Dinamarca no seu Antfarm Studios.

    Consideravelmente com a intenção de perturbar o ouvinte, a capa de Inception é uma sobreposição de imagens horrendas criadas por Carlos Fides da Artside Studios ( Kamelot, Evergrey, Edu Falaschi e tantos outros ) e os desenhos de seu encarte são assinados por João Duarte da J Duarte Design. Esta linha devidamente horripilante foi seguida nas fotos dos músicos Victor Hugo Piroja ( vocais, guitarras e sintetizadores ), Rodrigo Maciel ( guitarra ) Fifas ( baixo ), Wally D'Alessandro ( teclados ) e Alex Cristopher ( bateria ), que foram capturados por Jota Rugal.

  Com toques pesados e sombrios Grind abre Inception em um ritmo que destaca a bateria tocada por Alex Cristopher, os vocais roucos e distantes Victor Hugo Piroja, que junto ao outro guitarrista da banda - Rodrigo Maciel - criaram solos que te envolvem nesta mistura sinistra, onde destacam-se as linhas Heavy Metal e obviamente, Góticas, mas com um tom relativamente largado. Com os citados ares sinfônicos e, principalmente, cinematográficos em evidência, Save Us chega contando com ótimas linhas de vocais um tanto que distantes, ritmo munido de interessantes alternações e pontos dotados de ótimas melodias, que dão uma sensação de Black Metal e a canção é possuidora de um estilo obscuro, que traz à mente o Rammstein.

    Na faixa título, a Inception, o Achemia começa com uma caixinha de música ( lembra daquelas antigas à manivela ou à corda ) ao fundo para depois liberar sua força através de um andamento soturno e com vocais mais graves, quase rasgados e que produzem um clima tenso e amedrontador, que é elevado ainda mais pela inclusão de teclados exibido com categoria pela banda. Ouça e perceba seu formato quase que religioso, mas que passa uma atmosfera de maldade. Haunted You possui um tanto de velocidade em sua linhagem oriunda dos teclados e efeitos de sintetizador, que trazem vocais afastados tornando esta faixa bastante intrigante e fazendo-se necessárias várias audições para absorver melhor sua tonalidade circense, que está totalmente macabra.

    Para Ashes, o Alchemia envia uma composição de estilo robusto que é quebrado pelos teclados e sintetizadores com vocais ora raivosos ora rasgados de Victor Hugo Piroja em que o baixista Fifas dispara notas opacas que unem-se perfeitamente à proposta da banda através de toques Industriais e viajantes, que fazem esta música ser consideravelmente atormentada ao gosto de fãs de nomes como o Rammstein e quem gosta de um Metalcore. Em seguida, temos a cadenciada e fortificada If Nothing Is Sacred, cujo formato é ótimo para sacudir seu pescoço e seus trechos melódicos mantém o seu jeito sempre temeroso.

    Na sétima, que é a Sacrifice, após um começo suave temos gritos histéricos ao fundo agarrados em um andamento que contém momentos rápidos, outros cadenciados e linhas sinfônicas em vocalizações atormentadas de Vitor Hugo Piroja com algo de mal no ar. Em Mind Prison, o Alchemia continua seu denso Horror Metal em que os teclados tocados por Wally D'Alessandro assumem uma parte importante para o ritmo da música e seus vocais exibem um padrão agressivo e limpo, porém, sobretudo estarrecedor ante à ótimos trabalhos de baixo e de bateria executados por Fifas e Alex Christopher, respectivamente.

     Quase no final chega a Nightmares, que é a mais encorpada do álbum e a que possui os vocais mais violentos, porém, tanto no andamento quanto nos vocais, o Alchemia conduz a canção sem perder jamais sua face angustiante e estranhamente cativante. No encerramento de Inception, os paulistanos apresentaram a faixa Secret Call com uma gênese Heavy Metal de andamento guarnecido de ótimas doses de melodia e vocalizações até que calmas, mas, que passam um grau de nervosismo enorme em seus versos caóticos e porque não dizer ... fantasmagóricos!!!

    E Victor Hugo Piroja teve toda a calma do mundo para gerar Inception, conforme ele mesmo disse: "Eu decidi levar o tempo que achasse necessário para fazer tudo certinho, eu demorei três anos para finalizar o álbum, desde a composição até a masterização". Então, caro leitor(a) do Rock On Stage, por ser Horror Metal um estilo relativamente novo e que é uma junção de vários outros, estas dez faixas muito bem gravadas e produzidas não serão assimiladas de imediato, sendo assim necessárias várias sessões de audição em que você deve-se estar bastante concentrado para atingir o nível pleno de imersão no conceito esperado pela banda. Portanto, dilua este lançamento da Shinigami Records em parceria com a Dark Inc. Records no Brasil sem pressa e em alto volume.
Nota: 9,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2021

Facebook: https://www.facebook.com/alchemiabandofficial.  
Youtube: https://www.youtube.com/alchemiabandofficial.   
Instagram: https://www.instagram.com/alchemiabandofficial.
Twitter: https://twitter.com/alchemiabandoff.
Bandcamp: https://alchemia.bandcamp.com/.

 

Voltar para Resenhas