Against Tolerance - Undefined
12 Faixas - Laser Company Records - 2011

    Foi no ano de 2008 que o Against Tolerance começou suas atividades e com pouco tempo de formação, Decio Thomas nos vocais e guitarra, Stefano Manzano e Vitor Curi nas guitarras, Hugo Bispo no baixo e Biel Astolfi na bateria, conseguiram um contrato com a Laser Company Records para o lançamento do seu primeiro cd, intitulado Undefined, que saiu em 2011 e foi produzido por Andria Busic do Dr. Sin no Sonata 84 Studios em São Paulo/SP.

    A mixagem e masterização foram realizadas por Heros Trench no Mr. Som Studio e capa do excelente artista brasileiro Gustavo Sazes ( que já desenhou capas do Arch Enemy, Nightrage, Firewind, entre outras ). Na parte lírica o quinteto questiona a humanidade nos dias atuais.

    Com vários instrumentos de metais - isso mesmo - nas participações de Willian Anderson no trompete, Andria Busic no trombone e alguns riffs de guitarras é iniciado Undefined com Against Tolerance, e aí em diante é agressividade pura com vocais raivosos, solos mais longos e pesados tomando conta do som, porém sempre com muita técnica e com direito a Andria Busic enaltecer muito mais, ao participar no baixo utilizando um Fender Jazz Bass. Em Cold Hearts, a dupla de guitarristas Stefano Manzano e Vitor Curi enviam solos fortes e rápidos que são muito bem alicerçados para que o Decio Thomas solte seus urros em várias alternações de ritmos, que fogem da linha Thrash/Death mais esperada e costumeira nos álbuns de bandas novas, pois o Against Tolerance resolveu gravar um disco cheio de experimentalismos.

    Com um dedilhado de violão que passa influências de Música Popular Brasileira, que é posteriormente suplantado pela força das guitarras temos The End Of History, que embora possua trechos mais suaves, ela torna-se a mais violenta das composições até aqui. Com um ritmo bem pesado, o Against Tolerance nos chama a curtir o caos sonoro presente em Welcome To The Desert Of The Real, cujo refrão é muito mais calmo que os versos urrados em uma pegada moderna e furiosa, que tem Célio Barros a enriquecendo com sua participação em um violoncelo.

    Com uma linha instrumental pesadona e muito cativante temos I Have Lost You, que se destaca pelos solos de guitarras e repiques na bateria que sustentam vocais bem raivosos em um andamento mais Thrash Metal. Zarathustra marca mais uma participação de Célio Barros no violoncelo e Rodrigo Simão ( do Dr. Sin ) no piano, que juntos com o quinteto trazem a sombria sexta canção de Undefined, que recebe em seu decorrer linhas instrumentais violentas e vocais de imensa cólera, mas o mais interessante é quando a fúria termina e o piano retorna enviando suas notas mais tristes, para depois eles aplicarem novamente mais solos de guitarras que tendem para o Heavy Metal.

    A próxima é Dias Irae e nesta o Against Tolerance aplicou suas fortificadas linhas instrumentais em um Death Metal dos mais avassaladores e crus do cd, confirme ouvindo os urros que são para quebrar com tudo mesmo. Emílio Mendonça inicia Interlude em seu piano com um clima de melancolia muito grande, mas esse clima vai se obscurecendo à maneira que a música prossegue e quando chega o seu final, que está devidamente interligado com a seguinte, que é a Memory And Redemption, que antes de recebermos toda a potência de guitarras em um ritmo Heavy Metal, temos trechos Jazz bem experimentais, enfim, uma mistura que te conquista na hora, seja por isso ou pelas alternações das partes cadenciadas com as mais urradas, sempre possuidoras de belas melodias.

      Em The Blasphemous Visions Of Huckleberry Finn, o Against Tolerance realiza um Rock'n'Roll pesadão de vocais guturais para todos os lados, que tornam a música bastante envolvente. Try Again, Fail Again, Fail Better começa com efeitos eletrônicos estranhos, que produzem uma sensação muito esquisita até as guitarras entrarem com velocidade e colocarem as coisas em seu devido lugar, ou seja, som impiedoso com vocais alternando partes urradas e outras limpas. A instrumental Prellude#1, que é dotada de belas melodias no violão teve a honra de encerrar Undefined.

    Aliás o título deste primeiro álbum do Against Tolerance sintetiza muito bem a proposta sonora do quinteto, pois eles exibem uma linha Hardcore que é ora mais voltada para o Death Metal, ora mais calma e de vocais limpos. Enfim, eles podem estar trilhando um novo caminho no Heavy Metal, que vale conhecer e absorver mais das ideias do quinteto de São Paulo/SP.
Nota 8,0.

Site: www.againsttolerance.com e http://www.myspace.com/against.tolerance.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2013

Voltar para Resenhas