7Th Symphony - Written With Blood
7 Faixas - MS Metal Records - 2013

    O 7Th Symphony teve sua fundação na cidade de Paranavaí/PR em novembro de 2010, com o tecladista Léo Carvalho e após estabilizarem sua formação mudaram para a capital Curitiba visando aumentar os horizontes para conquistarem mais oportunidades de trabalho. E em 2012, com o seguinte line-up: Juliane Carvalho nos vocais, Roger Duarte na bateria, Filipe Souto na guitarra, Guilherme Mokfa no baixo ( posto atualmente ocupado por Ozeas Rodrigues ) e o citado Leo Carvalho gravam o seu primeiro cd, o Written With Blood investindo em um Symphonic Metal, que despertou a atenção da MS Metal Records, responsável pelo lançamento do cd no ano de 2013 em todo o país.

    Vale dizer que as gravações, mixagem e masterização de Written With Blood foram realizadas no Studio Click Audioworks em Curitiba/PR por Paulo Bueno ( engenheiro ) e Eduardo Pereira. E o cd conta com o apoio do Numad, um Projeto Missionário sem fins lucrativos, que ajuda nas áreas de saúde e desenvolvimento social para povos distintos ( e que obviamente estejam em situações desfavoráveis ).

    A instrumental The First Seal abre Written With Bloody com excelentes e longas viagens voltadas para o Prog Metal, que inicialmente estão moldadas pelos solos do guitarrista Filipe Souto, mas depois os demais instrumentos contracenam na música e quando o clima feito pelo piano de Leo Carvalho se evidencia... estamos diante da angelical voz de Juliane Carvalho em Wonderful World, a segunda do cd, que nos encanta por sua admirável melodia, que cresce e mostra seu lado Heavy Metal em vibrantes e técnicas viagens inspiradas pelo Dream Theater, e assim como os americanos, a ordem aqui é de que cada um dos músicos faça um solo em seu instrumento de forma grandiosa e envolvente durante seus épicos onze minutos. E detalhe, em algumas partes eles também incluíram alguns curtos versos de vocais guturais duelando com os sopranos de Juliane Carvalho, o que levam a banda para uma linha mais Gothic Metal.

    Na terceira ouvimos um solo rápido do tecladista Leo Carvalho, que se liga aos demais instrumentos com precisão. E assim, com muitos repiques feitos pelo baterista Roger Duarte temos Strong Tower, que é vocalizada com suavidade, velocidade e potência por Juliane Carvalho. Entretanto, são as quebras de ritmos feitas pela banda que te surpreendem e encantam o ouvinte. Não posso deixar de citar também a letra desta terceira canção, que se você reparar nela observando o encarte do cd verá que temos uma louvação à Deus feita com peso, habilidade e ótimos 'exageros instrumentais' característicos de um Prog Metal, que o tornam mais vibrante.

    Com dedilhados mais calmos e com os vocais passando muita emoção, a seguinte, A Letter Of Love podemos sentir a versátil Juliane Carvalho exibindo todo o seu poderio que alcança em seus vocais, porém, não estamos diante de uma balada, afinal, a guitarra de Filipe Souto aplica a dosagem metálica correta da composição, que evolui e fica melhor a cada segundo, ainda mais com as fortificadas jornadas de teclados, baixo e bateria. 

    O 7Th Symphony liga este virtuoso momento na excelente e curta faixa instrumental intitulada como The Crying, que exibe dedilhados que promovem viagens reflexivas e introduzem a exuberante Repetance, com direito a todo o feeling dos vocais de Juliane Carvalho, além de um longo e ótimo solo de guitarra feito por Filipe Souto e uma consistente melodia feita pelo tecladista ( e aqui fazendo um piano ) Leo Carvalho.

     Infelizmente, a última deste primeiro cd do promissor quinteto é a composição Grace, que começa com toques pesados feitos pelo baixista Guilherme Mokfa e muita harmonia de guitarra e teclados. Quando recebemos os delicados vocais de Juliane Carvalho, temos uma ambientação suave no ar, que 'sofre' aquela modificação Prog Metal que tanto gostamos ( ficando rápida ), que são finalizadas em uma base viajante e cheia  de solos de guitarra.

    Written With Blood possui apenas sete composições, que exibiram toda a qualidade desta formidável banda de Symphonic/Prog Metal que é o 7Th Symphony e conforme está colocado no encarte, parte da renda obtida com o cd será revertida para estas missões. Se você é um fã de nomes como Dream Theater, Symphony X e de bandas que tenham em suas letras toda a paz e animação que uma louvação ( sem doutrinar ) como o Stryper possui nas suas, trate de se ligar neste quinteto, pois creio que eles podem caminhar a passos largos para um belo crescimento.
Nota: 9,5.

Sites: http://tnb.art.br/rede/7thsymphony, https://www.facebook.com/7thSymphony
e http://www.7thsymphony.net/.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2014

Voltar para Resenhas