2Polos
13 Faixas - Independente - 2012

    O 2Polos surgiu na na capital pontiguar ( Natal ) no ano de 2009 e ainda neste ano - em março - lançaram o álbum Quando Eu Menos Esperar, que deu vida para suas principais influências transitando pelo New Metal, Post Grunge e Rock Alternativo de nomes como Incubus, Foo Fighters, Audio Slave, Linkin Park, 3 Doors Down entre outros. Em 2012, saiu o segundo cd autointitulado, que será o assunto abordado nesta resenha e que foi gravado pelo seguinte line-up: Vittor Melo nos vocais, Eduardo Elali na guitarra e vocais, Allan Trindade na guitarra e backing vocal, Felipe Farias no baixo e Rafael Ramos na bateria e backing vocal. 

    O processo de gravação do cd foi realizado em partes, sendo a bateria gravada no Estúdio Zam House, já o baixo, as guitarras e os vocais foram gravados no Home Studio 2 Polos enquanto que os arranjos de piano, cordas e samplers foram gravados no Estúdio Promidia. A mixagem e masterização ficou por conta de Eduardo Pinheiro no Estúdio Megafone. E contando com uma boa experiência de palco, o 2Polos já se apresentou ao lado de Detonautas, Biquini Cavadão, Fresno, For Fun e Agridoce e participou do Festival Mada 2012 e esteve nas finais do Festival Universitário da Canção, o que credencia ainda mais a banda e a audição deste cd.

    Apesar da capa feita pelo baixista Felipe Farias passar uma atmosfera progressiva, não é necessariamente o que vamos escutar assim que a primeira faixa, a Anita começa a rolar com linhas bem pesadas, onde destaco os vocais de Vittor Melo e os encorpados solos de guitarras de Eduardo Elali e Allan Trindade, que recebem o convidado Eduardo Taufic nos teclados e a vocalista Andressa Hazbourn. Em seguida, o 2Polos nos conduz para a Inocente, que é viajante e introspectiva em seus primeiros momentos, mas depois torna-se mais pesada e dotada de linhas modernas em seu decorrer. Destaque para o refrão, que além de ser muito bem criado, é possuidor de uma letra de fácil assimilação. Para A Máquina, o quinteto já mostra seu lado mais Metal em uma ácida letra com as guitarras apresentando mais distorção sendo interpoladas com trechos calmos e vocais diversificados.

    Com dedilhados que passam boas doses de emoção, a calma Até O Fim marca a quarta faixa do cd, que se modifica e exibe alguns riffs mais fortes, que caíram no ponto certo ao estilo da música pela forma que são conduzidos e aumentam a energia de suas linhas vocais. Os guitarristas Eduardo Elali e Allan Trindade nos expõem à uma canção mais agressiva graças aos seus ótimos solos em Efeito Colateral, que caminha por instantes mais tranquilos e também por vocalizações um tanto que de Rap/HC, sendo que nesta hora o ritmo instrumental torna-se mais pesado, contrastando com o estilo seguido e fazem desta uma surpreendente criação do 2Polos.

    Retomando o jeito mais suave, Vittor Melo nos mostra Seu Lugar, música que vai ganhando força e animação ao passar de seus minutos se aproximando de um Heavy Metal até voltar ao seu estilo mais introspectivo, que novamente exibe um crescente positivo e cheio de ótimos solos de guitarras.

     Curiosamente, a sétima faixa do álbum possui o título de Sétima Chave e nesta, o 2Polos promove uma canção pesada que é bastante cativante pelos vocais mais energizados e pelos seus longos riffs de guitarras, que nos levam mais potência.

    Com o tecladista Eduardo Taufic trazendo aromas mais Pop, a animada Um Livro Sem Final continua o cd com os vocais de Vittor Melo te convidando a cantar seus versos ante a um andamento muito gostoso de se ouvir, seja nos riffs de guitarras ou na presença do baixo e da bateria, sempre levando bases corretas ao som do 2Polos. Com Tão Fácil, o quinteto do Rio Grande do Norte nos mostra uma ótima viagem inicial que passa por trechos mais pesados em algumas partes e outras que são mais calmas, porém, quando as guitarras tomam conta da música é que somos conquistados de vez junto aos seus vocais mais vigorosos e de fácil absorção. 

    Novamente entrando em linhas que passam muita progressividade, Reino da Ilusão tem seu peso aumentado pelo jeito que é conduzida pelo vocalista Vittor Melo, se elevando em níveis bastante agressivos e neste duelo, o 2Polos diversifica a música expressando muito técnica caminhando para linhas modernas.

    19 de Agosto é uma balada mais calma e que oferece algumas viagens dotadas de muito feeling por conta dos teclados de Eduardo Taufic, que te inspiram a acompanhar sua letra, sendo necessário também destacar o seu solo de guitarra mais ao meio da música e os dedilhados próximo ao final, além é claro, das belas harmonia de vocais. 

    Com solos mais Heavy Metal, Humaniase continua o cd em um ritmo intenso e agressivo, quebrado apenas por algumas estratégicas partes, que denotam o trabalho de baixo feito por Felipe Farias e desta maneira, a banda surpreende o ouvinte. A última é a progressiva, bela, intimista e melancólica Outono, que é vocalizada com grande emoção durante a melodia de piano feita por Eduardo Taufic, que finalizam de forma deveras envolvente o álbum e detalhe, elas se tornam mais saborosas com seus suaves riffs de guitarras.

    Existem bandas que criam ótimas obras, mesmo que flertando descaradamente com linhas Pop/Rock atuais, que colocam Heavy Metal com muita categoria em suas harmonias mais calmas e uma delas atende pelo nome de 2Polos. Recomendo conferir este cd desta galera do Nordeste do país.
Nota: 9,0.

Sites: www.2polos.com, www.facebook.com/doispolos
e www.youtube.com/2polostv.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2015

Voltar para Resenhas