1853 - Rápido Antes Que As Moscas Cheguem
Independente - 12 faixas - 2006

    O 1853 é uma banda atualmente composta por Fábio Koolu nos vocais, Bio Fonseca no baixo, Ale Frata na bateria e Tatá Pellegrini na guitarra. Eles começaram a praticar o hard rock com influências de blues, heavy metal, e o rock´n´roll brazuca no ano 1995, ainda como um trio e sem o vocalista Fábio Koolu. Neste tempo foram lançados álbum demo Rockdelia e a participação na coletânea Rock Paulista III ( ambos de 1997 ), com isso, o 1853 chega ao seu primeiro full length em 2001 com o disco A verdadeira história de Melvin Bell e seus animais assassinos. O último trabalho da banda, e assunto desta resenha, é o álbum Rápido! Antes Que As Moscas Cheguem... ( 2006 ), produzido pelo guitarrista Daniel Iasbeck nos estúdios Pop-Art e o ótimo trabalho de capa e encartes foi realizado por Marcelo Calenda. O disco conta com vários convidados especiais como Eric De Hass, Paulão ( das Velhas Virgens ), Ricardo Vergueiro e muitos outros.

As duas primeiras faixas do disco são: Rápido - que mostra o som uma mulher correndo na chuva e um tanto quanto assustada  - e Bar´N´Roll, que abrem o hard rock feito pelo 1853, e o que ouvimos nesta segunda faixa é um rock´n´roll pesado de primeira com um refrão que já vai para a memória pela bela melodia. Os vocais de Fábio estão ótimos, o guitarrista Tatá faz um solo calcado no melhor estilo anos 70 e a letra de Bar´N´Roll é bem da vivência paulistana mesmo. Depois temos um lindo riff ao fundo que vem a tona e marca o início da música Holandês em Amsterdam. Os vocais de Fábio Koolu mostram influências de Golpe de Estado e o que temos é um baita rockão com uma citação de Van Gogh e muitos primorosos riffs. 

   Seguindo com Todo Dia Eu Ressucito, música que possui uma linda melodia apoiada num excelente solo de guitarra que serve para criar o clima perfeito para curtir uma noitada com muita mulher e cerveja. Esta música é o que classifico como " sonzeira " e poderá figurar em qualquer FM que toque rock´n´roll. A próxima música é Vale e mostra uma pegada bem semelhante ao The Who, e o 1853 faz um rock´n´roll com bons vocais, refrão com fácil memorização, ótima melodia e como as anteriores é apoiada na guitarra de Tatá possuindo trechos até melódicos. Em seguida temos: "O poblema da Jaqehleni é qui a Jaqehleni só qué sabê di num querê sabê di nada!" -  que é grande nome da música instrumental onde apenas o título é falado numa voz bem escachada que após de belos toques na bateria de Ale Frata temos um excelente solo de guitarra de Tatá exibindo muita técnica e novamente uma ótima melodia, com pitadas de heavy metal. Na ótima faixa Estranhos Caminhos temos um solo de guitarra bem hard rock e gostoso de se ouvir, depois uma presença bem feita no baixo de Bio Fonseca que abre o campo para que o vocalista Fábio cante uma canção bem animada que faz uma linda homenagem ao amigo falecido Ri Frata e é sem dúvidas uma das melhores músicas deste disco com um refrão que não dá para esquecer.

    E aí chega a vez de Quem Quer Que Seja  que apresenta um lindo começo de violão e uma perfeita seção rítmica marcam mais este grande momento de de Rápido! Antes Que As Moscas Cheguem.... A letra tece críticas a política e quero que note ao fundo a guitarra de Tatá levemente distorcida. E além disso tudo, Quem Quer Que Seja, ainda tem um ótimo refrão que é uma citação de Proudhon, no trecho que marca o tradicional solo de guitarra peço para prestar atenção no excelente trabalho da cozinha da banda, ou seja, o baixo de Bio Fonseca e a bateria de Ale Frata.

    A música Como Um Irmão é mais outro belo rockão daqueles que você coloca para ouvir e curte de cara. E o refrão então? Maravilhoso!!! Assim como as outras canções o destaque vai para a guitarra de Tatá e a forma descontraída de cantar de Fábio. Em seguida, ouvimos um ótimo e distorcido solão de guitarra e um ritmo marcado pela bateria de Ale Frata que aponto como os destaques iniciais de Bela e Fera - mais outra grande canção do disco que é um hard rock contando a história de uma mulher saindo para a balada, enfim, uma sonzeira de primeira com muitos belos e memoráveis riffs de guitarra. Mais outra canção que entra no hall das melhores canções do álbum é justamente a penúltima, Bernadetti e a Outra, com influências de blues que no solo dá para perceber o ótimo trampo de guitarra usado para contar a ' triste ' história de um cara que tem duas mulheres. Para temos a música Bar´n´Roll ( Saidera ) um ótimo hard rock instrumental.

    Dado as excelentes qualidades que o 1853 apresenta, não tenha dúvidas meu caro leitor(a), que você pode comprar esse cd e ter a certeza que Rápido! Antes Que As Moscas Cheguem... irá lhe trazer músicas bem divertidas e com toda a sonzeira hard rock brazuca cantada em português que somente bandas com este nível de qualidade são capazes de fazer.

Site: www.1853.net
E-mail:  1853@1853.net

Por Fernando R. R. Júnior