Band Of Light - Total Union
11  Faixas - Aztec Music - 1973

    Band Of Light foi formada em 1972, na Austrália, por Phil Key ( guitarra e vocais ), que havia saído do The La De Das após oito anos, por estar descontente com o som da banda, e levou consigo Peter Roberts, que tocou em apenas três shows, e deixou a banda sendo substituído por Ian Rilen ( baixo ), Norm Roue ( guitarra slide ) e Tony Buettel ( bateria ) completam a line-up da banda, que faz um Blues Rock bem enérgico e pesado. Eles conseguiram reconhecimento ao participarem, em 1973, do Sunbury Music Festival e tiveram incluída a música Messin’ With The Kid no LP triplo The Great Australian Rock Festival Sunbury 1973. 

    Neste mesmo ano assinaram com a WEA, onde gravaram quatro singles, um EP e dois LP’s. O primeiro LP Total Union foi gravado em Agosto de 1973, contendo seis músicas. Em Maio de 2006, a Aztec Music lançou a versão remasterizada em CD, com cinco faixas bônus, originalmente lançadas nos singles e EP. Em 1974 lançaram o álbum The Archer, que apesar de ser muito bom, na minha opinião, é inferior ao anterior.

    As letras de Total Union são muito boas. Elas exploram temas como a igualdade racial, justiça social e harmonia espiritual, e foram escritas por Phil Key e sua esposa Pam, que usava o pseudônimo de “Wheel”. O álbum abre com My First Home que é um Blues Rock lento e potente, com uma letra bem legal, que conta a história de uma criança prestes a vir ao mundo. Um trecho da letra diz: “Eu estou quente e sonolento, dentro de uma bolha de água segura, não tenha medo de mim, eu não te trarei problemas. Hey Mamma, eu estou a caminho”. A segunda faixa é Free Them From Hunger, que fala da desigualdade racial e fome na África. Space Of Time é sobre os efeitos mentais e físicos que a música causa.

    A quarta música If tem um Blues mais típico e conta uma história de amor. Earthbound Blues lembra, em alguns momentos, o Led Zeppelin e The Four Horseman Of The Apocalypse trata, como o próprio nome diz ( os quatro cavaleiros do apocalipse ), do tema bíblico do livro das Revelações. A versão em LP termina aqui, mas o cd foi lançado com músicas bônus. The Destiny Song foi gravada em abril de 1973, foi um hit por lá, e colocou a banda nas rádios locais. Essa música foi o lado A de um single, e a música do lado B tem o sugestivo nome de Over B, e também está incluída no cd. Se trata de um som instrumental, onde as guitarras, wah wah de Key e o slide de Roue brilham. Depois vem Moonstruck com uma levada bem legal. Messin’ With The Kid é a mesma versão que foi incluída no LP triplo do festival Sunbury, conforme descrito acima. Para finalizar o cd, vem a The Cat, também lançado como single em 1973.  

    Enfim, um excelente cd, com letras bem legais, regado a um som pra lá de contagiante. Ian Rilen e Tony Buettel fazem bases sólidas e competentes para Roue e Key brilharem nas guitarras. O vocal de Key é muito bom, e a guitarra slide de Roue é bastante impressionante.

        A banda acabou em 1974. Norm Roue foi integrar a banda Buffalo. Ian Rilen foi para o Rose Tattoo, e morreu de câncer aos 59 anos em 30 de outubro de 2006. Buettel virou produtor musical e Phil Key foi motorista de táxi em Sidney, quando em maio de 1984, faleceu por um problema cardíaco. É um álbum com músicas típicas da época, mas que soam atuais nos dias de hoje. Verdadeira pérola e altamente recomendado a todos que curtem Blues elétrico com altas doses de Rock’n’Roll. Nos links abaixo você pode conferir alguns sons:
Band Of Light - Destiny's Song ( clipe de 1973 ) e 

Band of Light -  My First Home

 

Por Marcelo Simionato ( Tielão )
Agosto/2011

Músicas/Tracklist:
01. My First Home
02. Free Them From Hunger
03. Spaces Of Time
04. If
05. Earthbound Blues
06. Four Horsemen Of The Apocalypse
07. Destiny Song
08. Over 'B'
09. Moonstruck
10. Messin' With The Kid
11. Cat

Voltar para Pérolas Perdidas do Rock On Stage