Vapt e Vupt - Os Passarinhos Mais Queridos do Brasil
HQM Editora e GRRR ( Gibi Raivoso, Radical e Revolucionário )

    No final 2010, o mestre multitarefa dos cartuns de Rock´N´Roll, Márcio Baraldi, lançou mais um livro compilando mais dois, dentre seus sensacionais personagens: Vapt e Vupt, Os Passarinhos Mais Queridos do Brasil, o 13º Livro da carreira do cartunista em 20 anos. Ao contrário dos outros já resenhados aqui nesta seção, a ideia por trás desta dupla não são as peripécias Rock´N´Roll de Roko Loko e Adrina Lina e muito menos as tatuagens de TatooZinho, o conceito retratado por Marcio Baraldi neste livro é mais amplo e importante: Vapt e Vupt tentam entender as incoerências do Ser Humano e seus problemas, sempre questionando essa nossa raça que se diz superior e civilizada.

    A criação dos personagens Vapt e Vupt, que rementem a pureza e a inocência dos animais, foi para a revista infanto-juvenil cristã Alô Mundo em 1995 e com a extinção da revista, a dupla bateu asas pelas revistas Sem Fronteiras, Visão Espírita e desde 2005 estão na revista Espiritismo e Ciência, em mais de 15 anos de publicação de forma ininterrupta, com  grande repercussão entre seus leitores e também professores e evangelizadores que utilizam suas histórias em seus ensinamentos.

    Além da revista, Vapt e Vupt são publicados também no Sindiquim, jornal do “Sindicato dos Químicos do ABC” e em jornais pelo Brasil. Deu para perceber que o foco de Vapt e Vupt não está apenas na consagrada linha humorística de Márcio Baraldi, suas aventuras e desventuras passam por críticas políticas, sociais e religiosas com um pouco de espiritismo ( mas sem tornar-se uma doutrina, apenas exaltando o que tem de positivo na religião ).

    Nas histórias que você terá acesso lendo este excelente livro, Vapt e Vupt voam de forma direta, muito objetiva e bem humorada por situações como: uma homenagem a Allan Kardec; relatam a falta de comunicação dos homens que partem sempre para as guerras e brigas; exaltam a importância de Jesus Cristo e também Chico Xavier, criticam a situação das favelas que temos em nosso Brasil e também a humanidade que vive aprisionando os animais; lembram do artista Aleijadinho; homenageiam Cristopher Reeve ( o primeiro Super Man do cinema ); abordam sobre a Transcomunicação Instrumental, uma ciência nova no campo do espiritismo.

    Muito boas também são as histórias alfinetando a hipocrisia humana que sujam e destroem a natureza, sejam matas, oceanos, céus ou rios; ou ainda em problemas sociais como uso de drogas; enfim, Vapt e Vupt literalmente 'metem o dedo na ferida' e apontam vários de nossos erros diários, mas não pense que o livro é absolutamente cheio de críticas, Márcio Baraldi, colocou em uma história a solução dada aos nossos pequenos voadores heróis por nada menos que Jesus Cristo, leia, confira e a excute.

    Em suma, em poucos minutos você terá uma leitura divertida de 50 páginas em papel couche colorido, capa plastificada com a qualidade de sempre dos livros da obra 'baraldiana' que exibem nossos erros e como podemos tentar consertá-los para vivermos em harmonia. E Vapt e Vupt, Os Passarinhos Mais Queridos do Brasil tem prefácios de Gilberto Schoreder, editor da Espiritismo & Ciência, e Carlos "Spider" Costa, editor da HQM  Editora, além de depoimentos de nomes como: Pedro de Campos e Euripedes Khul ( médiuns e escritores espíritas consagrados ), Alamar Regis ( jornalista e comunicador espírita ), Sonia Rinaldi ( pesquisadora da Transcomunicação Instrumental e autora de vários livros sobre o assunto ), Ademar Gevaerd ( ufólogo e editor da Revista UFO ), Diamantino da Silva ( um mestre do quadrinho brasileiro, com quase 90 anos de idade ) e Hélcio de Carvalho ( jornalista e dono da Editora Mythos ).

    Mais uma vez, Marcio Baraldi nos trouxe outro grande lançamento, que mesmo quem é mais do mundo do Heavy Metal e do Rock deve ler, reler para que aprender e evoluir seu próprio espírito. Parabéns Baraldi!!!!

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2011

Sites Relacionados: www.marciobaraldi.com.br e www.hqmeditora.com.br.
Onde Comprar:
Comix Book http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=12474.
Preço Sugerido: R$10,00.

 

Voltar para Fun On Stage