Entrevista com Júlio Starace, o guitarrista e vocalista do Ted Marengos

"Acho que as pessoas vão valorizar mais o fato de elas poderem ir assistir o show ao vivo de uma banda ao invés de ficarem sentadas na frente de uma tela"

    O Power Trio paulistano Ted Marengos teve sua formação no ano de 2011 com Júlio Starace ( voz e guitarra ), Luiz S. Pimentel (baixo ) e Thomaz Ayres ( bateria ), sendo que de lá para cá foram três discos, que são: FirstPrints de 2014, Lifts de 2017 e Timeless Beat de 2019. Nestes álbuns, o Ted Marengos mostrou uma sonoridade direcionada ao Rock'n'Roll dos anos 60 e 70 e conseguiu uma excelente aceitação do público e da crítica, que entre muitos shows no Brasil resultaram também em uma turnê de quase dois meses pelos Estados Unidos com muitos shows realizados.

    Nesta entrevista concedida pelo músico Júlio Starace ao jornalista Fernando R. R. Júnior do Rock On Stage, o vocalista e guitarras do Ted Marengos conversou sobre o novo álbum Timeless Beat, a citada tour pelos Estados Unidos, como funciona o processo de composição, as dificuldades enfrentadas em tempos deste vírus e muito mais, confiram nas linhas abaixo:

Rock On Stage: Qual a origem do nome do nome da banda?
Júlio Starace: Ted Marengos
se originou de uma junção de duas coisas, Ted vem de Teddy Boys e Marengo era o nome do cavalo branco de Napoleão Bonaparte.

Rock On Stage: Como que o Rock surgiu na vida de vocês? E como vocês se tornaram músicos e montaram o Ted Marengos?
Júlio Starace:
O Rock sempre esteve presente nas nossas vidas desde que nascemos, nossos pais já escutavam The Police, The Beatles, Phil Collins, The Carpenters, Renaissance.

    Então, em casa sempre existiu uma atmosfera musical muito rica, que com certeza nos influenciou. Mas somente na nossa adolescência viemos a descobrir bandas como Iron Maiden, Metallica, Nirvana e KISS, pelos nossos amigos, que moldaram a forma de como tocamos e nos influenciaram a virar uma banda de verdade.

Rock On Stage: A sonoridade do Ted Marengos tem uma aproximação com nomes com The Rolling Stones e The Beatles, além dos ingleses, quais nomes são suas principais influências? E como os fãs mais novos recebem as músicas com este tipo de orientação?
Júlio Starace:
Temos influências das mais variadas vertentes, desde o Rock dos anos 50 até o Metal, além de Folk como Bob Dylan, Neil Young e Grateful Dead até Country como Willie Nelson e Dolly Parton. Acho que os fãs mais novos tem a oportunidade de pesquisar esses tipos de artistas cada vez mais facilmente com as ferramentas de Internet.

Rock On Stage: Como funciona o processo de composição do Ted Marengos, primeiro surgem as melodias ou as letras?
Júlio Starace:
Varia muito, mas normalmente eu, chego com uma letra, riff ou parte de música, e depois a banda constrói o arranjo em conjunto. Mas, no estúdio de gravação tudo sempre pode mudar, após escutar a música gravada por diversas vezes.

Rock On Stage: Comparando o álbum novo Timeless Beat com o anterior Lifts em quais aspectos você percebe a evolução da banda? E quais as suas músicas favoritas nestes novo álbum?
Júlio Starace:
No Lifts não havia tantas músicas com arranjos delicados e detalhes foi uma experiência mais "minimalista" vamos dizer.

    Acho que no Timeless Beat, as músicas precisaram de mais cuidado no estúdio, para poderem florescer quanto à escolha de timbres e cores da música e elas soarem realmente completas. Gostamos muito de todas as músicas, mas, para citar duas seriam I’m Not Going Back e Steady Grandma.

Rock On Stage: Ao entrarem no Abbey Road para masterizar o primeiro álbum First Prints, como que a mística ( que acredito que exista no lugar ) impactou cada um e ajudou ainda mais na sonoridade do álbum?
Júlio Starace:
Na verdade, nossa visita ao Abbey Road Studios se deu após a masterização do First Prints. Fomos lá quando estávamos em tour por Londres e entramos no Estúdio 1, aonde eram gravadas todas as partes de orquestra das músicas dos Beatles. Simplesmente... fascinante poder respirar aquele ar. Isso nos inspirou muito para compormos nossas próximas músicas.

Rock On Stage: Nestes tempos que estamos vivendo esta mudança social por conta deste vírus... como medir a vontade da banda de estar no palco novamente? E para amenizar isso, estão pensando em lives com os fãs como muitos tem feito?
Júlio Starace:
A vontade é enorme, pois, estávamos no início de uma tour pelo interior de São Paulo e estávamos planejando ir até o Rio Grande do Sul. Por conta do vírus, tivemos que parar e nos confinar em uma casa juntos, aonde podemos gravar lives com a banda completa. Até agora já rolou duas!

Rock On Stage: 33 shows e em 14 estados norte-americanos. Conte-nos detalhes curiosos e positivos deste giro pela América, além de como foi a recepção das pessoas com o Ted Marengos.
Júlio Starace:
A tour pelos EUA foi com certeza a experiência que mais nos abriu os olhos para o que realmente significa dar a volta completa no país onde o Rock é a música popular local. O público ama o Rock lá, e nos receberam em cada uma das cidades realmente de braços abertos e tivemos muitas críticas positivas a nosso respeito.

    As estradas são impecáveis, os pontos de parada também. Fizemos amigos e parceiros de trabalho que com certeza continuam acompanhando o que fazemos aqui no Brasil. Nossa vida musical mudou depois dessa que foi a primeira tour onde fazíamos um show por dia, cada um em uma cidade e um público diferente. Foi uma correria que nos ensinou a lidar com as intempéries da estrada.

Rock On Stage: Vocês gravaram uma versão de Ohio do Neil Young, quais outros artistas que você gostaria de regravar em algum momento da carreira?
Júlio Starace:
Talvez Warren Zevon ou Thin Lizzy.

Rock On Stage: Ano que vem, 2021, o Ted Marengos estará comemorando sua primeira década de história, qual é o balanço que você faz e pensam em celebrar a data de alguma maneira?
Júlio Starace:
A primeira ideia que vem a nossa cabeça é fazer uma turnê de comemoração. Outra poderia ser lançar uma coletânea com sons antigos, novos e alguns ao vivo.

 

Rock On Stage: Quais nomes vocês convidariam para um festival que levasse o nome de Ted Marengos Fest e onde no mundo realizariam o evento?
Júlio Starace:
O festival seria em Itu/SP e contaria com nomes como Neil Young, Buddy Guy, Dawes, Khruangbin, Nação Zumbi, Sepultura, Ozzy Osbourne, Foo Fighters, Rage Agaist The Machine, The Claypool Lennon Delirium, Charlie Daniels Band, Jack White e Wasadog.

Rock On Stage: Já sofríamos com os downloads ilegais, com as baixas vendagens de cds´e espero que o quanto antes possamos retomar nossas atividades normais, enfim, como vocês pensam ou imaginam que será o mundo pós coronavirus, especialmente, no showbussiness?
Júlio Starace:
Acho que as pessoas vão valorizar mais o fato de elas poderem ir assistir o show ao vivo de uma banda ao invés de ficarem sentadas na frente de uma tela ( risos ). E ao mesmo tempo acho que existirá uma valorização maior dos artistas, que estão sempre ajudando as pessoas a não ficarem entediadas e deprimidas.

Rock On Stage: Quais álbuns que você considera entre os melhores que já ouviu e porque?
Júlio Starace: Dark Side Of The Moon
do Pink Floyd pela composição e produção impecáveis. Warren Zevon do Warren Zevon pela quantidade de músicas boas e não tão valorizadas pelo público do Rock. Por último, Brainwashed do George Harrison porque é o resumo do que significa a obra da entidade George Harrison, uma obra prima.

Rock On Stage: Quais as outras principais novidades para 2020 que podemos esperar?
Júlio Starace:
Muitas lives ( risos ), muitas curiosidades e entrevistas e o mais especial: o documentário sobre a produção do nosso último álbum Timeless Beat, que está previsto para ser lançado em abril ou começo de maio.

Rock On Stage: Agradeço-lhe pela entrevista, deixo o espaço para suas considerações finais e uma mensagem para os fãs.
Júlio Starace:
Muito obrigado a todos, estamos 100% online e de olho em tudo que nossos fãs nos enviam ou comentam. Continuem nos mandando ideias e sugestões, e acessem nossas redes porque estamos lançando muito conteúdo novo semanalmente. Em breve estaremos juntos para nos divertirmos em um show! Força e paz pra todos! Keep On Rockin With The Teds!

Por Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos especiais à Ana Carolina Freitas - Carol Freitas Assessoria
Abril/2020

Links:
Site Oficial: www.tedmarengos.com/
Instagram: @ted_marengos
Facebook: https://www.facebook.com/tedmarengos/
Plataformas de Streaming https://www.tedmarengos.com/play

Voltar para Entrevistas