Entrevista com Mark Jansen do Epica

"Tudo é melhor organizado e também tem muito
mais bandas indo para o Brasil."

    Em março, os holandeses do Epica realizarão a sua maior turnê pelo Brasil com a The Ultimate Principle Tour de suporte ao álbum The Holographic Principle e ao EP The Solace System, lançados respectivamente em 2016 e 2017.

    E para saber mais da expectativa de Simone Simons, Mark Jansen, Coen Janssen, Ariën van Weesenbeek, Isaac Delahaye e Rob van der Loo para esta nova sequencia de shows, o repórter Marcos César de Almeida dos sites Ilha do Metal e Rock On Stage entrevistou o sempre simpático guitarrista e líder da banda Mark Jansen, que comentou sobre o Epic Metal Fest ( a última aparição da banda por aqui em 2016 ), do novo EP lançado no Japão, o Epica VS Attack On Titan ( disponibilizado no final de 2017 ) e também sobre a preparação para esta longa passagem no país, além de algumas curiosidades e brincadeiras.

     O bate papo aconteceu próximo ao Natal de 2017 e foi bastante descontraído como você poderá conferir nas linhas logo abaixo.

A Ilha do Metal / Rock On Stage: Primeiramente, bem vindo de volta ao Brasil e feliz aniversário! Parece que seu aniversário foi nessa última sexta?
Mark Jansen:
Correto, muito obrigado!

A Ilha do Metal / Rock On Stage: Sobre o Epic Metal Fest no Brasil, o que você se recorda?
Mark Jansen:
Foi uma ótima experiência porque nunca havíamos feito esse festival fora da Holanda, a única edição fora, foi no Brasil e por ter tido uma banda como o Paradise Lost na qual, eu sempre fui um grande fã desde pequeno e vi eles pela primeira vez num festival foi como um sonho sendo realizado. Pelo fato de que as pessoas realmente se divertiram, tenho ótimas lembranças desse festival.

A Ilha do Metal / Rock On Stage: E posso dizer que foi um ótimo festival!
Mark Jansen:
Que legal! Bom saber, Obrigado!

A Ilha do Metal / Rock On Stage: Para mim foi uma surpresa porque no próximo dia 20 ( N.E.: dezembro de 2017 ) vocês vão lançar a música "Attack On Titan", que é de um anime chamado King Fnitz. Como surgiu essa ideia?
Mark Jansen:
Nós recebemos um convite de uma empresa no Japão perguntando se estávamos dispostos a fazer esse EP, onde eles iriam nos financiar em tudo o que precisávamos e então quando estávamos negociando, estava fraco, porque dissemos que queríamos fazer, mas, como se fossemos gravar para um álbum, com orquestra e com uma ótima pre-produção, porém, não é algo que você faz em apenas uma semana e está pronto, então, eles disseram que sim.

    Uma vez que estávamos trabalhando nisso, claro que foi muito mais trabalhoso do que poderíamos imaginar, até mesmo por que tivemos que fazer isso entre algumas turnês, mas, quando finalizamos ficamos orgulhosos, acho que acabou se tornando uma versão do Epica bem legal com essas músicas.

A Ilha do Metal / Rock On Stage: Sim, eu estava muito curioso sobre isso e parece que em janeiro ( N.E.: de 2018 ) vocês vão tocar esse EP completo no Japão, certo?
Mark Jansen:
Não sabemos ainda quantas músicas, porque vamos tocar um set completo, mas definitivamente iremos tocar algumas de nossas próprias músicas, ainda temos que conferir.

A Ilha do Metal / Rock On Stage: Você poderia gravar isso e colocar no Youtube para gente do Brasil tentar ter acesso às músicas ao vivo, porque acho que seria muito difícil de serem tocadas numa turnê comum.
Mark Jansen: Claro, tenho certeza que algumas pessoas vão gravar esse material com a câmera delas, espero que em ótima qualidade. Acredito que esse EP será lançado fora do Japão e que estará disponível em todo lugar, mas, não tenho certeza, veremos, depende quem quiser isso lançado ou quem não quiser, mas, será laçado em mais países do que apenas o Japão. ( Ele não se decide se vai ser lançado ou não! Hahaha )

A Ilha do Metal / Rock On Stage: Falando sobre essa turnê do Brasil que será de oito shows, acho que será a maior turnê que vocês vão ter aqui no Brasil, certo?
Mark Jansen:
Sim, esse será maior até agora.

A Ilha do Metal / Rock On Stage: Eu estava conferindo as datas, e percebi que vocês quase não vão ter um dia de folga. Como você acha que vai estar no último dia da turnê? Oito dias seguidos tocando ao vivo, os shows do Epica são insanos e como você vai se preparar para esses dias?
Mark Jansen:
A ideia é chegar no Brasil em ótima forma, quando você está muito bem descansado, você consegue fazer isso! Se você, por exemplo, trabalhou muito antes da turnê começar e não dormiu o suficiente, você terá um pouco de dificuldade, porque é basicamente muitos voos, shows e mais voos e algumas noites curtas em hotéis.

    Então, assim que surge uma chance de dormir durante turnê, você tem que pegar essa chance, porque não temos mais 18 anos, agora os anos começaram a ser contados, é muito importante que você não vá festejar todos os dias até tarde da noite, tem que ser profissional e dormir bem para que no próximo dia você consiga fazer o que tem que fazer, é algo que você descobre no decorrer dos anos, quando você é jovem, você consegue fazer tudo e tudo funciona direito, mas, quando você vai envelhecendo você tem encontrar o equilíbrio certo.

A Ilha do Metal / Rock On Stage: Eu totalmente concordo com você, sei muito bem sobre isso, porque sempre fui um cara velho. E agora sobre essa turnê, desde que vocês tocaram aqui no Epic Metal fest, o set list do Epica teve músicas que vocês tinham acabado de lançar e algumas pessoas chatas ficaram tipo: 'Eu não quero ouvir essas músicas novas' ou 'Só quero ouvir as músicas clássicas', e essa turnê também foi baseada no último lançamento, como vocês escolhem as músicas clássicas que todo mundo quer ouvir e as novas músicas para se tornarem clássicas também, como vocês fazem para decidir quais as músicas que vão estar no set list?
Mark Jansen:
Sim, isso é sempre uma escolha difícil, a gente sempre tentar fazer a maioria as pessoas felizes e claro que algumas pessoas vão dizer: 'toquem todas as músicas do álbum The Phanton Agony', essas pessoas nunca vão estar felizes porque isso não vai acontecer, mas, também vai ter pessoas vão dizer: 'apenas toquem as novas músicas', isso também não vai acontecer, a gente tenta tocar meio a meio, algumas musicas antigas e também algumas músicas novas.

    E agora temos esse EP novo, vamos tocar algo desse EP, talvez vamos tocar a The Holographic Principle, que é uma música que começamos a tocar não tem muito tempo e também tem pessoas pedindo para tocarmos essa música na turnê na America do Sul, eu tenho em mente todas as músicas que as pessoas pedem e quando vejo que as pessoas pedem por uma música específica com muita frequência, essa música acaba tendo uma grande chance de acabar indo para o set list.

A Ilha do Metal / Rock On Stage: Em uma das turnês no Brasil, o Epica fez um pequeno show acústico num pub aqui. Você acha que seria possível algum dia Epica fazer uma turnê apenas acústica?
Mark Jansen:
Sim, é possível, às vezes falamos sobre isso, apenas não aconteceu ainda, mas, seria possível no futuro fazer uma turnê acústica, não tenho certeza se irá mesmo acontecer isso, depende de como seria o retorno, claro, mas é definitivamente uma opção.

A Ilha do Metal / Rock On Stage: Agora será a minha pergunta clássica, que sempre te fiz nas entrevistas e sua resposta sempre foi não, toda vez que um filme do Star Wars é lançado eu me pergunto, vocês vão tocar Imperial March? Poderia tocar essa música aqui no Brasil, por favor?
Mark Jansen:
(risos) Sim, se todo mundo quiser, pergunte para as pessoas se elas querem ouvir e se continuarem pedindo muito, claro que teremos que tocar, se todo mundo realmente quiser ouvir essa música, apenas se certifiquem de me falar, não é 100 por cento não, mas, depende das pessoas, se todas elas querem ouvir e então teremos que tocar.

A Ilha do Metal / Rock On Stage: Obrigado pela resposta! Dessa vez resposta foi um 'talvez' invés de 'não'.
Mark Jansen:
hahahahahaha.


A Ilha do Metal / Rock On Stage: Eu cresci ouvindo Metal nos anos 80 e 90 e geralmente era muito difícil uma banda grande vir para o Brasil e geralmente fazer uma turnê e acho que quando Epica começou a vir, o Brasil ainda estava em fase de aprendizagem sobre como organizar ou produzir algo como shows internacionais e a vinda de bandas grandes, e agora, depois de todos esses anos, você acha que a produção no Brasil teve alguma melhora para vocês que são músicos poderem mostrar o seu trabalho por aqui, o que você acha do Brasil comparado com outros países e o que você acha que ainda precisa ser desenvolvido e o qual o lado bom de vir tocar aqui?
Mark Jansen:
Acho que hoje em dia se você toca no Brasil ou Europa, é tudo basicamente o mesmo nível. Nas primeiras vezes que fomos ao Brasil, algumas vezes haviam equipamentos antigos e você se sentia meio por fora, mas, tudo tem o seu charme porque no começo quando fomos ao Brasil, ainda não tinham muitas bandas indo também e havia um tipo de química e uma atmosfera de algo que era novo e empolgante estava acontecendo.

    Eu realmente me divertia muito mesmo, que tudo não era perfeitamente organizado e não importava tanto, pois, a empolgação era grande e hoje em dia tudo é melhor organizado e também tem muito mais bandas indo para o Brasil e agora as pessoas tem a chance de ver mais shows e de às vezes ter que tomar a decisão entre ver uma banda ou outra, pois, um número bom de bandas têm ido. Todas as vezes teve suas vantagens e desvantagens e digo que mesmo no começo quando nada era tão perfeito eu realmente gostava muito.

A Ilha do Metal / Rock On Stage: Legal! Muito obrigado, fico muito feliz que o Brasil finalmente está na mira de muitas bandas boas para tocarem aqui.
Mark Jansen:
Sim, ouvi que muitas bandas querem ir e também ouvi de bandas como Sabaton que também realmente estavam querendo ir. E sim muitos tem falado sobre isso, porque eles ouvem muitas boas histórias vindo de outras bandas e eles querem ver com os próprios olhos também e com certeza Brasil está na mira.

A Ilha do Metal / Rock On Stage: E essa foi uma pequena e curta entrevista e em breve faremos outra, e novamente, muito obrigado! Sempre uma honra falar com você e gostaria de te desejar um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo!
Mark Jansen:
Muito obrigado! e feliz natal e feliz 2018, te vejo em breve.

 

A Ilha do Metal / Rock On Stage: E por favor, mande uma mensagem para todos os fãs daqui que estão esperando vocês para oito grandes shows em março.
Mark Jansen:
Sim! Isso vai acontecer e eu mal posso esperar!

A Ilha do Metal / Rock On Stage: Obrigado, Mark!
Mark Jansen:
Obrigado! Um Feliz Natal para você também e tenha um ótimo dia!

 

Entrevista por Marcos Cesar de Almeida
Tradução livre por Bruna Feltrin
Fotos: Marcos César de Almeida e Fernando R. R. Júnior - Rock On Stage ( Epica em 2015 no Audio Club em São Paulo/SP - confira como foi )
e divulgação oficial
Fevereiro/2018

Links Relacionados:
Site: http://www.epica.nl/
Facebook: https://www.facebook.com/epica/
Youtube: https://www.youtube.com/user/epica

Voltar para Entrevistas