Entrevista com Steffen Haile do Kissin' Dynamite

"Com este título, nós realmente chamamos a nossa geração para dizer adeus a todos os vícios..."

    Com apenas dez anos de formação, quando seus integrantes ainda frequentavam o ensino médio, a banda alemã de Hard Rock Kissin' Dynamite ( atualmente formada por Hannes Braun nos vocais, Andreas Braun e Jim Müller nas guitarras, Steffen Haile no baixo e Andreas Schnitzer na bateria ) lançou em julho de 2016 o seu quinto álbum de estúdio intitulado Generation Goodbye, que está obtendo uma bela repercussão pela Europa.

    Para saber mais deste lançamento e da banda, o Rock On Stage conversou com o baixista Steffen Haile e a conversa pode ser conferida nas linhas abaixo.

Rock On Stage: É um grande prazer poder conversar com você e lhe agradeço pela entrevista desde já. Vamos começar falando sobre o último álbum da banda, o "Generation Goodbye". Como foi o processo de composição? Qual foi a inspiração principal para as letras?
Steffen Haile:
É um prazer para mim também. Neste álbum fizemos todo o trabalho por nós mesmos pela primeira vez. Produzir e mixar é sempre feito pelo Hannes e as letras pelo Andi. Nenhum produtor externo participou desta vez. A principal inspiração das letras é a situação do mundo atual. A maioria das pessoas vive on-line em redes de mídia social e não no mundo real. Tentamos mostrar aos nossos fãs, que este é o caminho errado.

Rock On Stage: A Alemanha é um país onde temos muitas bandas de Rock e Heavy Metal, e o país conta com uma excelente estrutura para a realização de shows e festivais, assim como a Europa no geral. Até que ponto isso colabora para que uma banda como o Kissin' Dynamite possa surgir e alcançar um destaque internacional?
Steffen Haile:
É apenas um grande desejo. O sonho de cada um na banda é o sucesso da banda no mundo. Mas, estamos longe ainda, pois, estamos apenas começando.

Rock On Stage: Como tem sido a aceitação do álbum "Generation Goodbye" pela imprensa e pelos fãs?
Steffen Haile:
Ótimo até agora! Acho que os fãs e a imprensa também compreenderam o problema da sociedade hoje e é por isso que dão uma calorosa recepção a um álbum como Generation Goodbye. Além disso, todos gostam das canções, porque são o resultado de um desenvolvimento de dez anos de Kissin' Dynamite.

Rock On Stage: E qual é o significado do título do álbum "Generation Goodbye"?
Steffen Haile:
Com este título, nós realmente chamamos a nossa geração para dizer adeus a todos os vícios, como por exemplo, a loucura online e dizer "Olá" para uma maneira nova, muito mais simples de viver - aproveitar as coisas simples e apenas curtir o momento

Rock On Stage: Para você, quais são as músicas mais impactantes do disco e quais vocês sentem que funcionam melhor ao vivo? E por que?
Steffen Haile:
Pergunta difícil, porque eu amo todas elas ( risos ). Eu acho que "Hashtag Your Life" e "Somebody To Hate" são as minhas favoritas também no cd e também para tocar ao vivo. Essas duas canções estão cheias de energia e é isso que eu gosto.

Rock On Stage: 'Hashtag Your Life' foi o primeiro videoclipe de "Generation Goodbye". Por que ela foi escolhida? Quais fatores levaram vocês escolherem esta música e observamos no clipe o uso intensivo do celular, o que vocês pensam dessa superexposição era cibernética atual, que é  através das redes sociais? Em sua opinião está sendo boa ou ruim?
Steffen Haile:
Pensamos que esta seria a melhor música para mostrar nossa mensagem. Para mim, a mídia social não é boa ou ruim, apenas existe... Todos devem saber o que é melhor para si e quantas vezes você deve usar as redes. Basta obter o equilíbrio certo.

Rock On Stage: São 10 anos desde o início da banda e notamos que os álbuns são lançados em um período de dois anos de intervalo entre um do outro. Isso seria uma mera coincidência, ou vocês planejam esse período de lançamento?
Steffen Haile:
Bom trabalho precisa de tempo, então planejamos esses períodos para os lançamentos.

Rock On Stage: A formação do Kissin' Dynamite é a mesma desde o início. Como é sua relação com os demais músicos e a pegada da banda, seja em estúdio ou ao vivo?
Steffen Haile:
Tocar em uma banda é como estar em um relacionamento com quatro parceiros. Você tem que conhecer os outros muito bem e se comportar de uma maneira, para que seja bom para todos. Mas, eu amo cada um na banda e temos a irmandade mais forte do mundo.

Rock On Stage: O nome da banda vem de uma música do AC/DC, certo? Mas, o gênero que vocês tocam é entre Heavy Metal e Glam Metal. Quais são as influências da banda?
Steffen Haile:
Influências mudam ao longo dos anos, mas, acho que acho que as bandas que você sempre pode nomear são AC/DC, Mötley Crüe, Iron Maiden, Rammstein e Scorpions.

Rock On Stage: Vocês têm planos de shows no Brasil, talvez uma extensão da tour do novo disco?
Steffen Haile:
Gostaríamos muito e estamos a procura de alguns promotores para uma turnê no Brasil e no resto da América do Sul.

Rock On Stage: Durante os longos períodos da turnê, como vocês lidam com o estresse, a saudade de casa, etc? Vocês têm algum hobbie?
Steffen Haile:
Todos nós gostamos de estar em turnê. Há tantas coisas para fazer, que as vezes não temos tempo para saudade. Se não há trabalho a fazer, fazemos coisas diferentes. Alguns de nós pratica alguns esportes, visitamos amigos na cidade em que estamos, etc.

Rock On Stage: Como você avalia o momento que estamos vivendo na indústria da música, pois, os músicos infelizmente tem que conviver com downloads ilegais, divulgações em várias plataformas virtuais. O que tem de positivo e negativo nisso tudo?
Steffen Haile:
É um momento difícil, é claro. No passado foi mais fácil, porque as pessoas compraram mais cd's e apoiaram as bandas com isso. O problema é que há toneladas de bandas hoje, por isso é impossível conhecer todas elas. Acho que é outro problema, porque as bandas vendem menos cd's do que antigamente.

Rock On Stage: Quais são os planos para os próximos anos? Algum DVD será lançado?
Steffen Haile:
Na verdade sim. Nós estamos produzindo um DVD ao vivo desta última turnê em Stuttgart. Ele será lançado mundialmente, então os fãs do Brasil poderão obtê-lo também, mas, ainda sem uma data fixa de lançamento ainda, porém, acho que início de 2017.

Rock On Stage: Muito obrigado pela entrevista, deixo o espaço livre para que você possa enviar uma mensagem aos leitores(as) do Rock On Stage.
Steffen Haile:
Ei... pessoal, obrigado por todo o seu apoio no distante Brasil. Espero que possamos nos encontrar ao vivo em seu país muito em breve! Vivam o metal !!!

Mais Informações: http://www.kissin-dynamite.de e https://www.facebook.com/Kissindynamiterocks/.

Por Carol Manzatti e Fernando R. R. Júnior
Tradução: Carol Manzatti
Agradecimentos Irina Ivanova
Janeiro/2017

Voltar para Entrevistas