Entrevista com Felipe Andreoli do Angra

    O Angra é uma das maiores bandas de Heavy Metal do Brasil, com sete álbuns de estúdio lançados, vários EP´s, um cd e DVD ao vivo registrando a turnê de 2001-2002, atualmente conta com um novo baterista, o músico Bruno Valverde e a efetivação de Fabio Lione nos vocais.

    Após muito sucesso com a tour que resultou no cd/DVD Angels Cry 20Th Anniversary Tour em um show lotado no HSBC Brasil em São Paulo/SP ( confira matéria ), o Angra encontra-se no meio das gravações de seu novo álbum, uma agenda com muitos compromissos, mas, o baixista Felipe Andreoli concedeu uma entrevista exclusiva ao repórter Marcos César de Almeida do Rock On Stage, onde foram abordados temas como o show no Rock In Rio, a gravação do DVD, as participações especiais naquele show em São Paulo, o crescimento musical, o futuro da banda e muito mais, confira logo abaixo.

Rock On Stage: Sobre o DVD, vocês estão de parabéns, pois foi o registro de um show ocorrido no dia 25 de agosto de 2013 e rapidamente foi para as lojas e a prensagem já está esgotada. Como foi esse planejamento para que pudesse ser lançado em pouco tempo e se existe previsão da segunda prensagem?
Felipe Andreoli:
Nós trabalhamos muito intensamente tanto na pré quanto na pós-produção deste DVD. Havia a vontade de lançar o DVD ainda em 2013 e foi preciso muitas horas de trabalho, às vezes sem dormir, para cumprir essa meta. Uma próxima prensagem do DVD está sendo providenciada e deverá vir em breve.

Rock On Stage: Sobre o dia da gravação e as suas participações, era nítido a felicidade de todos com os convidados, mas ficou claro quando Uli John Roth subiu ao palco, então pergunto como foram os convites e as respostas de cada convidado?
Felipe Andreoli:
Para a nossa alegria, todos os convidados que nós chamamos tiveram uma reação muito legal. Alguns nós já tínhamos trabalhado antes e outros eram apenas conhecidos, pessoas que admirávamos. Ao longo de uma carreira de 23 anos você acaba conhecendo muita gente bacana, muitos músicos que admira, e isso tornou possível trazer essas pessoas pra comemorar conosco os 20 anos do Angels Cry.

Rock On Stage: Agora falando sobre a historia da banda, esses mais de 20 anos de estrada, Angra já passou por alguns mal bocados, como troca de vocalista, ressurgir com um álbum fantástico, o "Rebirth", entre outros e depois outra saída de um músico, e justamente, outro vocalista. Então te pergunto: como tem sido essa constante superação em manter o nome Angra, erguendo a cabeça e sempre seguindo rumo ao sucesso, e também tendo a ideia de convidar Fabio Lione nessa fase? Gostaria que descrevesse cada fase e como passaram por ela internamente.
Felipe Andreoli:
Se tem uma coisa que nós aprendemos ao longo dos anos é que as mudanças em uma banda são praticamente inevitáveis. As pessoas vivem fases diferentes em suas vidas em momentos distintos. Não dá para todos estarem em sintonia sempre.

    Com a maturidade, veio a consciência de que não adianta adiar certas decisões, isso só causa mais sofrimento a todas as partes. Então, por mais difícil que seja, as mudanças acontecem. Você tem a opção de tornar isso mais fácil ou mais difícil. Depois de tudo o que passamos em um passado recente, hoje nos encontramos com uma formação, que na minha opinião é muito forte e isso se traduz nas músicas do disco novo, que na minha opinião estão muito boas. É preciso que a banda esteja bem internamente para que a gente tenha a inspiração e vontade de fazer um bom trabalho. Foi o caso no Rebirth, e me parece ser o caso agora também.

Rock On Stage: Sobre o Rock In Rio 2011 ( confira como foi ), eu gostei muito daquele show, embora o som estivesse péssimo, inclusive comentei isso com vocês no voo de volta. Como a banda classifica hoje aquele show?
 
Felipe Andreoli: O show do Rock in Rio foi um marco para a banda de duas maneiras distintas. De um lado, veio a validação de uma carreira de 20 anos com um show para mais de 60 mil pessoas, que ovacionaram e cantaram conosco o tempo todo. Ao mesmo tempo, a transmissão para a TV expôs uma fraqueza e nos trouxe a certeza de que algo tinha que mudar se quiséssemos continuar. E foi o que aconteceu.

Rock On Stage: Agora sobre a turnê dos 20 anos o show do Espaço Victory ( confira cobertura do Rock On Stage ) foi o melhor show que assisti de vocês, e me disseram que o show do Recife/PE foi demais também. Para a banda como tem sido essa turnê e essa expectativa de tocar em BH?
Felipe Andreoli: Os shows que fizemos nessa tour foram certamente pontos altos da nossa carreira e acredito que isso se deva a uma conjunção de fatores.

    De um lado um público sempre com muita energia e de outro um banda... segura e madura. Essa turnê teve vários shows excelentes, na média acredito que mais que em qualquer outra turnê, e isso é resultado dessa troca entre a banda e o público.

Rock On Stage: Se fosse para tocar alguma música em Sorocaba/SP, que nunca tocaram ao vivo, qual seria?
Felipe Andreoli: Eu gostaria de tocar Holy Land.

Rock On Stage: A banda já registrou alguns covers do Iron Maiden como "Wasted Years" no acústico em Buenos Aires que virou um bootleg conhecido e The Number Of The Beast no "Rebirth Live World Tour Live In São Paulo", qual a importância do Iron Maiden na carreira do Angra?
Felipe Andreoli:
O Iron Maiden é importante na carreira de qualquer banda de Heavy Metal. Eles têm uma influência no estilo que não se pode mais separar. Então... é natural que de vez em quando acabemos fazendo alguns covers deles.

Rock On Stage: Falando em experiência e influência, como vocês se avaliam como músicos hoje em dia comparado com o início de carreira no sentido de músicos seria a pergunta. Como acha que cresceram musicalmente?
Felipe Andreoli: Eu acredito que todos nós crescemos, e ainda estamos crescendo musicalmente. Eu acredito que todo músico interessado e apaixonado por música vai continuar a evoluir até o fim.

Rock On Stage: Muita obrigado pela entrevista e sinta-se livre para enviar uma mensagem a seus fãs, principalmente os mineiros que serão os próximos a verem essa tour.
Felipe Andreoli:
Muito obrigado pelo espaço! Fiquem ligados que logo mais tem disco novo do Angra na área!

Por Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Costábile Sálzano Jr.
Setembro/2014

Voltar para Shows