Classic Albuns
Rainbow -
Live In Munich 1977

ST2 - 10 faixas

  O Rainbow desde o início de 1976 estava em constante tour, nessa época o virtuose ex-guitarrista do Deep Purple, Ritchie Blackmore, já estava com experiência de sobra em palco, e sua banda, o Rainbow, ia promissora, o Rainbow estava fazendo um estilo musical novo muito usado hoje por bandas de Heavy Melódico, com elementos medievais e outros do gênero, somando o Rock’n’Roll. Em 1977 houve uma mudança de time, o tecladista Tony Carey saiu e entrou David Stone, e mudou o baixista, saiu Jimmy Bain para a entrada de Bob Daisley.  

 

Com a formação antiga eles lançaram o ao vivo On Stage em 1976, em que a banda mostrou excelente performance e que vocês podem conferir a potência da banda, na primeira música, Kill The King. E neste álbum Live In Munich 1977 a Kill The King também abre o disco, mas não foi tão potente como no On Stage, em que o baterista Cozy Powell teve uma pegada inigualável, mas na execução deste novo álbum ao vivo, ela foi tocada com maestria também. 

    O registro deste álbum não poderia deixar de ser lançado, principalmente devido à energia explosiva em que os músicos estavam, especialmente Ritchie Blackmore, que tinha sido preso dois dias antes do show, após um show em Viena na Áustria, devido a uma briga com um segurança, isso no dia 18 de outubro de 1977. Esse incidente quase anulou esse incrível registro ao vivo, os advogados tiveram de fazer suas manobras para liberar Ritchie que chegou na última hora, quase não teve show, Ritchie subiu no palco de estomago vazio ( saiu da cadeia e foi correndo para o show; aí desavisados, isso é o Metal, nós vamos para a batalha ).

    O show em Munich, Alemanha, foi na arena Olympiahalle, e começou com a Kill The King como dito acima e prosseguiu com a Mistreated do Deep Purple, nessa música Dio cantou muito bem, apesar de que essa música parece que foi feita mesmo para David Coverdale, mas o que esta música teve de arrepiante - Ritchie Blackmore!! Na intro, Ritchie pega a sua Fender Stratocaster, e faz o tema inicial dela com total categoria, usando escalas com a melancolia blues, junto com solo clássico, depois usa provavelmente de uma microfonia para auxiliar o efeito de distorção de sua guitarra, mostrando a emoção da música, quando a letra fala I’m Losing My Mind ( Eu perco a cabeça ), no restante da música ele também detona fazendo seus bends o levarem para qualquer parte do universo.

    Depois desta, Ritchie faz uma intro de música clássica, esses solos com o seu estilo de toque com delicadeza com os dedos e depois disso Dio chama – e a banda manda a Sixteenth Century Greensleeves, um Hard Rock com ritmo selvagem, com guitarra virtuose, junto com teclado e bateria; Ronnie James Dio canta com brilho e como a banda é de Ritchie, ele se sobressai mais uma vez em seu solo, com escalas voadoras auxiliadas pelos seus bends profundos, com precisão cirúrgica, nos leva a alucinação e empolgação, não só as escalas, as melodias não tão rápidas dele são de beleza incrível, mandando adrenalina e sentimento sem precedentes para nós; e o Bob Daisley no fundão sustenta no baixo um ritmo rock pesadão, fazendo arpejo super rock’n’roll, muito característico dos anos setenta, aquele som com a combinação Fender ( Precision Bass ou Jazz Bass ) e amplificadores Marshall, sendo uma de suas maiores aparições neste show, sem dúvidas essa música é uma das campeãs do álbum.

    Depois desta, mais uma intro clássica e Dio fala – “Catch the Rainbow!!”, uma música em que apesar de não ser tão característica presente no Rainbow, os backing vocals, cantados por Bob Daisley que auxiliam o Dio, são belos e marcantes, esse detalhe mostrando uma outra faceta da banda de Ritchie, que também sola incrivelmente como exemplo da música anterior.  Músicas como Kill The King e Long Live Rock’n’Roll, não foram lançadas em nenhum dos dois álbuns de estúdio anteriores, mas já eram tocadas ao vivo, desde o ao vivo On Stage de 1976 ( Kill The King em 1976 ) e essa seqüência deste álbum que vos falo, foi a Long Live Rock’n’Roll, em que Dio mostrou sua presença de palco, pois ele ensinou a galera a cantar esse hino tendo paciência e moral, e que aos poucos todo o público do Olympiahalle gritava esse hino imortal Long Live Rock ‘n‘ Rooll!!!!!!”. 

    O segundo CD, inicia com um dos maiores clássicos do Heavy Metal, com um leve início da Lazy do Deep Purple tocada por Ritchie, eles entram com a Man On The Silver Mountain, tocada com virtuosismo pela banda toda, por Dio que canta com uma potência de voz soberba e com muita moral e imagino o quanto aquele público ficou arrepiado, foi mais um dos melhores momentos do álbum, em que Ritchie Blackmore mais uma vez detona sem dó nos malabarismos e escalas com sua Strato, aí ele para; e como sempre no meio da musica entra com um blues que é característico nas execuções ao vivo desta música, pelo menos nesta época e logo vem uma pausa.

    Após esta pausa, Dio canta com um dom divino, um feeling de voz espiritual: Hummmm!! So the Mountain...!!  Climb to the skyaaaaay.....!!!”, e eles fazem um medley muito empolgante com a Starstruck do álbum Rising, agitando muito a galera com esse medley por um bom tempo e depois voltam no trecho em que Dio canta esse trecho lento anterior, ele continua cantando até falar novamente com seu dom artístico único, como em nenhum outro show:  “I’am the Man!!!! ...I’am the Man!!!!"... ( Se dirige ao público e diz ): “And You’re a Man!!!?” ( Vigorosamente pergunta ao público  ): “Are you the Man!!!!??”. The Men!!!!!.  ( Cheio de vida! Canta ): “The Yessss!!! The Maaaaaannnnnnnnnn!!!!!!” . E aí a banda entra inteira na execução mágica desta música finalizando ela de forma espetacular, incrível o Rainbow

    Logo após eles tocam a Still I’m Sad, com David Stone fazendo uma intro clássica nos teclados em que entra até um coro de vozes ( teclado/pedais de efeitos ou sampler ) e depois a banda entra e mais uma vez faz a seqüência perfeita, de riffs belos e precisos sob o comando de Blackmore, repique sem igual de Cozy Powell, e a execução de Still I’m Sad, apenas posso registrar que foi mais uma dos pontos altos do show a banda inteira se interagindo muito bem, com muitos elementos clássicos, e Dio canta Still I’m Sad com emoção e feeling do grande titã vocalista de metal que ele é desde esta época. 

David Stone

    Ainda na Still I’m Sad, David Stone sola, não fazia idéia o quanto esse tecladista é bom, ele solou fazendo um ritmo belo, com uma mão sustentava o acorde e a outra solava fazendo melodia, depois solava com as duas mãos no teclado, ao mesmo tempo em que usava pedaleira de efeitos com os pés, pulava para outro teclado fazendo solo em dois teclados ao mesmo tempo, com um som potente e vigoroso de muito talento, usando ao máximo os efeitos de seus sintetizadores para dominar toda a casa de show, e quando ver seu teclado fica tão selvagem quanto a guitarra de Ritchie Blackmore, continua nos ritmos belos, fazendo vários trechos diferentes até que passa, como num passe de mágica, para um solo de milhares de notas, como raios para todos os lados, milhares de notas a partir de suas mãos e o teclado grita alto, massacrou David Stone

Cozy Powell 

    Logo após o solo espetacular de David Stone, Cozy fez o seu solo individual, naquela época, poucos bateristas tinham uma técnica tão apurada e os recursos que os bateristas de hoje tem; hoje, lógico os bateristas atuais são influenciados pelos bateristas daquela época, mas naquela época Cozy já tinha capacidade para enfrentar qualquer baterista atual e devido a sua originalidade, ele com certeza colocaria no bolso a maioria dos de hoje. No solo deste show, Cozy arrebenta com peso e velocidade, repica em sua caixa com incrível potência e a regulagem da pele da sua da caixa sai com uma sonoridade bela e explosiva, sola com uma velocidade absurda, seu braço atinge inúmeros pratos quase ao mesmo tempo. Sola com a mesma habilidade de sua percussão dos pedestais, como nos bumbos, fazendo um ritmo perfeito com muita velocidade, com um bom senso inigualável ai tudo vira um bombardeio, com direito a um trecho de sampler da Overture 1812 de Tchaikovsky, em que ele no sampler, acompanha a orquestra no trecho da vitória, atacando em seus pratos com uma vitalidade e juventude sem palavras, acompanhando os canhões que esta música tem com o seu repique, inesquecível Cozy, que pena que não temos mais você.

    Esperem!!! Depois de terminar esse trecho clássico, Cozy Powell ainda está insaciável por pancadaria e mais uma vez ataca nos bumbos, repica com velocidade e potência não perdoando os ouvintes com bombardeio contínuo, e depois vai diminuindo o andamento do seu solo até que finaliza. E aí o Dio grita alto com muita emoção, COZY POWELL!!!!!!! 

 Do You Close Your Eyes encerra esse espetacular álbum, do álbum Rising, particularmente é uma das músicas que na minha opinião é uma das mais fraquinhas do Rising, mas que ao vivo especialmente pela força de Dio essa música tem um vigor bem maior, ela saiu bem Rock’n’Roll especialmente quando o Dio canta  - Do You Close Your Eyes... When You make LooooOOOove!!!  

    Para quem gosta do Rainbow ou desse estilo, e se já ouviu o ao vivo On Stage e não ouviu este, ouçam rápido!! Na minha opinião é muito melhor este que o ao vivo da discografia original ( On Stage ), vocês verão o que é uma banda extremamente original, nas músicas e nos músicos, definitivamente não fazem cópias como muitas bandas de hoje que se sustentam disso e que são apreciadas por uma galera cega, acomodada em não buscar cultura, isso mesmo; nós metaleiros revolucionários, devemos dar o valor e gostar de um Children Of The Bodom, como também de um Elvis Presley. Esse cd é um puro exemplo de cultura, vindo de uma banda que toca rock’n’roll pesado; parabéns a todos que tem o CD e o DVD, quem não tem e gosta, vá correndo comprar, porque não faz idéia do tempo que está perdendo. 

Rainbow Live In Munich 1977

Cd 1
1 - Kill the King 4:42
2 - Mistreated 11:49
3 - Sixteenth Century Greensleeves 8:52
4 - Catch the Rainbow 18:14
5 - Long Live Rock and Roll 8:04

Cd 2
6 - Man on the Silver Mountain 16:25
7 - Still I'm Sad 27:33
8 - Do You Close Your Eyes 15:40

 

Por André Torres

    O autor é completamente influenciado nas bandas clássicas de metal, Led Zeppelin, Black Sabbath, Uriah Heep ( Super Uriah!!! ) etc. Venera um Thrash tipo Testament, Slayer, Mercyful Fate, da mesma maneira como venera um Rock Progressivo tipo Nektar e Pink Floyd; e como vocês podem ver na foto, ama uma loira ou morena ( ruiva; todas ) que seja distinta e não seja vagabunda. Obs: Tô ouvindo muito Kingdom Come, Lenny Wolf super compositor.

   Voltar para Classic Albuns